Câmara municipal de São Bernardo vai votar sobre retorno ao Consórcio

A votação vai ocorrer logo após a posse do novo prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), após vencer eleição municipal.

SÃO BERNARDO – A Câmara de São Bernardo deve votar dois projetos do Executivo no primeiro dia de 2025. O prefeito eleito, Marcelo Lima (Podemos), anunciou que, logo após sua posse, em 1º de janeiro, apresentará propostas relacionadas à reforma administrativa. E ao retorno da cidade ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. “Vamos pedir à Câmara que analise imediatamente a autorização para a volta ao Consórcio e também a reforma administrativa, que contempla o novo modelo de governo”. Afirmou Marcelo durante o último anúncio de secretários.

Esses encaminhamentos ao Legislativo serão os primeiros atos oficiais de Marcelo Lima como prefeito. Para isso, será necessário que a Câmara suspenda o recesso parlamentar.

O processo, conforme explicado por Ivan Silva (PRTB), atual vereador e futuro secretário de Governo a partir de 1º de janeiro, seguirá esta ordem: posse dos parlamentares. Em seguida a posse do prefeito e do vice. E, por fim, eleição da mesa diretora e a formação das comissões permanentes, que, na atual legislatura, são 17.

Enquanto a eleição da mesa e das comissões ocorre, Marcelo Lima solicitará o levantamento do recesso para que os vereadores possam iniciar a tramitação e votação dos dois projetos.

I

Marcelo Lima já tinha intenção

Durante a campanha eleitoral, Marcelo Lima já indicava a intenção de retornar ao colegiado de prefeitos do Grande ABC. No final de outubro, em um encontro com os prefeitos eleitos e reeleitos da região, o podemista reafirmou o desejo de São Bernardo voltar a fazer parte do consórcio, mas mencionou que algumas condições precisariam ser discutidas. “Vamos dialogar e debater para encontrar um modelo mais eficiente e que reduza custos, mas que una as cidades”, afirmou.

Sobre a reforma administrativa, Marcelo anunciou mudanças nas secretarias, como o desmembramento da Secretaria de Cidadania. Que será separada da Secretaria da Pessoa com Deficiência, além da criação da Secretaria da Mulher, uma das suas promessas de campanha.

PRESIDÊNCIA

Ainda não há definição sobre quem ocupará a presidência da Câmara. No entanto, nos bastidores, José Aurélio Bacelar de Paula, conhecido como Aurélio, e o atual presidente da Casa, Danilo Lima, ambos do Podemos, estão competindo pelo cargo.

Leia mais:
Deixe seu comentário