Carreta da Mamografia realiza atendimento em São Bernardo até dia 1º de fevereiro

O atendimento é feito para mulheres de 50 a 69 anos, sem nenhum requisito ou agendamento prévio. Basta apresentar a carteirinha do SUS. 

Carreta da Mamografia. Foto: divulgação
Carreta da Mamografia. Foto: divulgação

SÃO BERNARDO – A Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o governo do Estado de São Paulo, inaugurou nesta terça-feira (21) a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, que ficará no Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, 1.155, até 1º de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O objetivo é ajudar a identificar e combater o câncer de mama por meio de exames preventivos que detectam precocemente a doença, aumentando as chances de cura. A carreta realiza os exames na hora, por ordem de chegada. O atendimento é feito para mulheres de 50 a 69 anos, sem nenhum requisito ou agendamento prévio. Basta apresentar a carteirinha do SUS e retirar senha. 

Serão realizados cerca de 55 exames por dia no local. Mulheres com menos de 50 ou mais de 69 também podem realizar o exame gratuitamente, mas precisam ter um pedido médico.  A ação, juntamente com a Carreta do Município, chamada de Carretinha, pretende acabar com a fila de 630 pacientes que esperam para realizar o exame na rede pública são-bernardense.

A Carretinha é itinerante e vai ficar dois dias em cada uma das 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Até o dia 23, o equipamento estará na Igreja Matriz (Praça da Matriz, s/n, Centro); entre 24 e 27, na UBS Leblon (Rua Ábramo Luchesi, 5); entre 28 e 29, na UBS Vila Marchi (Rua Nestor Moreira, 480); e entre 30 e 31, na UBS Alves Dias (Rua Alexandre Bonício, 133). 

O prefeito Marcelo Lima (Podemos) afirmou que essa é uma das muitas ações que serão promovidas para a saúde na cidade. “Vamos deixar zeradas as cirurgias eletivas (programadas) em São Bernardo. Vamos zerar também as consultas, que estão com demanda represada da gestão anterior. A saúde de São Bernardo vai ser um grande exemplo para o Brasil, seremos vistos como referência em saúde pública”, disse o chefe do Executivo do município.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn, reforçou a afirmação. “A Carretinha vai sanar as filas de mamografia e estamos convocando essas pacientes que estão na fila. Nas próximas duas ou três semanas pretendemos zerar essas filas. E tudo isso sem ter aporte de recursos públicos, utilizando o que já tínhamos”, afirmou Gorinchteyn, lembrando que a Carretinha já é um equipamento da Prefeitura e que a Carreta da Mamografia é um investimento do governo estadual.

O secretário disse ainda que pretende fazer outros mutirões para zerar as demais demandas na rede pública municipal de saúde e acabar com todas as filas. 

A funcionária pública Leila Rumão, 45 anos, foi uma das estreantes da carreta. Ela realizou o exame em apenas oito minutos. “Já é a segunda vez que realizo esse exame e a carreta me lembrou de fazer essa prevenção. E deu tudo certo, não saiu nenhuma alteração no exame. É importante fazer essa prevenção”, disse.

As Carretas de Mamografia são uma iniciativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde) que passam por diversos municípios. No ano passado, o programa atendeu 66 cidades, com o repasse de mais de R$ 10 milhões da SES para o custeio das ações do programa. 

Segundo o governo do Estado, as carretas permitiram um aumento de 40% nos registros de exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama em São Paulo no ano passado. Foram realizados 34.605 exames em todo o Estado, ante 24.690 em 2023. 

Para 2025, o governo anunciou que duas novas carretas vão entrar em operação, totalizando cinco unidades móveis de saúde.

Com informação do Diário do Grande ABC

c

Deixe seu comentário