Cemitérios da região do ABC se organizam para o feriado de finados
Prefeituras esperam receber em média mais de 80 mil pessoas no feriado de 2 de novembro em seus cemitérios.
SÃO PAULO – Com o feriado do próximo dia 02 de novembro chegando, prefeituras da região do ABC Paulista precisam realizar manutenções e conservação para receber os familiares de entes queridos falecidos. Em algumas cidades da região, houveram diversas reclamações sobre o estado de alguns cemitérios, que não tinham o devido cuidado dos administradores.
Em Ribeirão Pires, houve cobrança para deixar o local limpo, pois haviam corredores entre os jazigos com mato crescendo e o pavimento com trincas. “Precisa limpar, mais amor com nossos entes queridos” disse uma internauta. Apesar disso, a prefeitura em nota, disse que o Cemitério Municipal São José deverá receber caiação, capinagem e limpeza geral. O velório e também a capela recebem pintura para recepção no dia de Finados. Os serviços integram cronograma permanente de zeladoria no local.
Em Santo André, tivemos o cemitério de Curuçá que teve imagens onde mostram uma cova violada, e uma ossada jogada no chão, bem no corredor entre os jazigos. A imagem foi divulgada por uma mulher que visitava o local, pois tem o seu filho enterrado por lá há 3 anos, e que contava sempre do abandono do local. Em nota divulgada, a prefeitura disse que as equipes de manutenção das necrópoles estão com a operação em efetivo para garantir a limpeza e organização do local.
No total, a cidade de Santo André, conta com cinco cemitérios, uma fonte da fonte do cemitério contou a situação de alguns o da Vila Assunção com aproximadamente 3.800 jazigos, da Vila Pires com aproximadamente 5.300 jazigos, de Camilópolis com aproximadamente 3.000 jazigos e o de Paranapiacaba. Estes cemitérios, apresentam concessões perpétuas e só podem ser utilizados por concessionários. Além desses há ainda o Cemitério do Curuçá com 3.500 jazigos perpétuos e 900 vagas disponíveis em sepulturas temporárias. Para o feriado, a média que a prefeitura espera receber nos cemitérios é de 50 a 60 mil pessoas.
Em São Bernardo do Campo, há quatro cemitérios (Vila Euclides, Baeta Neves, Paulicéia e dos Casa), que juntos somam um número grande de sepulturas, no total, são 11.733 sepulturas perpétuas e 9.600 temporárias segundo a prefeitura do município. Em nota, a administradora disse que os cemitérios estão constantemente sendo limpos e conservados, e devem receber de 8 a 10 mil pessoas no feriado do dia 2 do próximo mês, com missas sendo realizadas nos cemitérios da Vila Euclides e no bairro dos Casas, por exemplo.
Em São Caetano do Sul, os três cemitérios têm uma perspectiva de receber cerca de na média mil pessoas. A prefeitura também complementa dizendo que são realizadas limpezas e o conservamento dos cemitérios frequentemente. No cemitério São Caetano no total, há 2.148 jazigos, o Cemitério das Lágrimas tem 2.051 e o da Saudade cerca de 2.100 jazigos e 3.116 de uso geral. As prefeituras de Rio Grande da Serra e Mauá não se manifestaram.