Centro de Controle de Zoonoses de Diadema inicia campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos
Na primeira semana, Diadema registrou um aumento de 37,5% em relação ao mês de julho, contabilizando 66 aplicações nos três dias.
DIADEMA – Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou a campanha de intensificação da vacinação antirrábica em cães e gatos. Anteriormente, a aplicação era toda última semana de cada mês.
No entanto, no mês de agosto a aplicação será de segunda a quarta, enquanto durar o estoque das doses. E, na primeira semana, o município registrou um aumento de 37,5% em relação ao mês de julho. Foram contabilizadas 66 aplicações nos três dias.
De acordo com a veterinária e coordenadora do CCZ, Nanci do Carmo, os donos dos animais podem comparecer no local de aplicação, sem a necessidade de agendamento.
“Basta comparecer nos dias e horários estabelecidos. O CCZ é um ponto fixo de vacinação de rotina, ou seja, possui vacina antirrábica disponível o ano inteiro, conforme a disponibilização de doses que são encaminhadas via Ministério da Saúde”, afirmou Nanci.
Além disso, ela explicou que a aplicação das doses é para cães e gatos saudáveis, a partir de três meses de idade. E, o órgão solicita que os animais compareçam de coleira, com focinheira e guia. Os gatos deverão ser transportados através das suas caixas especiais.
O Ministério Público e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informaram que a campanha anual de vacinação ainda está suspensa. No entanto, o CCZ sempre disponibiliza a dose e os animais deverão receber a vacina uma vez ao ano.