Cidades do ABC registram queda de mais 15% nas internações por Covid-19
Houve uma queda de 15,1% nas internações de pacientes por Covid-19, conforme dados divulgados pelas secretarias de saúde.
GRANDE ABC – As cidades da região do Grande ABC registraram uma queda de 15,1% no número de internações de pessoas por Covid-19 na última semana. No dia 26 de janeiro havia 900 pessoas internadas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), já na última quarta-feira (2) foram registradas 764 pessoas nas UTIs.
Na quarta-feira, a taxa de leitos ocupados na região do ABC estava por volta de 60,1%, enquanto nesta quinta-feira (3), estão disponíveis 1.270 leitos de UTI nas unidades de saúde da região.
No ranking estadual de taxas de ocupação a região do ABC está na posição 21º, o município de Ribeirão Preto. A cidade tem a maior taxa hoje de ocupação de leitos no estado 87,1%. Além da queda de ocupação de leitos, outra boa notícia e a grande queda no número de óbitos, por volta de 69%, quando comparamos o mesmo período de hoje com o do ano passado.
Em janeiro de 2021, quando a vacinação contra a Covid-19 estava no começo, foram registradas 564 mortes, já em janeiro de ano houve 174 perdas para Covid-19 Para os infectologistas, a vacinação foi o principal fator para a diminuição drástica de casos e hospitalizações por Covid-19.
A vacinação não livra a pessoa de ser contaminada com o vírus ou até mesmo que o quadro evolua para caso grave, conforme explica Ruan de Andrade Fernandes, infectologista do Hospital Brasil, da Rede D’Or São Luiz.
“Porém, é importante destacar que comparativamente o grupo que opta por fazer a vacinação completa, inclusive com a dose de reforço, apresenta maior tendência a ter quadros mais brandos ou até mesmo não ser infectado do que as pessoas não vacinadas”, destaca Ruan.