Concessão dos cemitérios em Santo André é aprovada em dois turnos
A proposta fixa em R$ 1.547,98 todas as taxas de sepultamento nos primeiros três anos de concessão. Além de assegurar os serviços sociais para as pessoas de abaixa renda.
SANTO ANDRÉ – A Câmara de Santo André aprovou nesta terça-feira (11), em dois turnos, a proposta de concessão dos cemitérios municipais para a iniciativa privada por 40 anos. A base governista votou o projeto após ter a garantia de que uma série de emendas, que serão debatidas na próxima votação, serão sancionadas com o projeto pelo prefeito Paulo Serra (PSDB).
Foram 16 votos favoráveis e quatro contrários. Foram contra a propositura os vereadores Eduardo Leite e Wagner Lima (ambos do PT), Ricardo Alvarez (PSOL) e Pedro Awada (Patriota) que não escondeu suas críticas sobre a propositura. “Não vejo motivo para a população pagar mais caro, pois com certeza a iniciativa privada não vem para não obter lucro, porque um ou outro acha que tem musgo no chão na (Cemitério da) Saudade, caiu o muro e não deu mais para a Prefeitura fazer o muro, coisas desse tipo. Lógico que se colocar dinheiro, tudo que você paga caro você tem uma melhora, mas você vai ter que pagar caro por isso”, disse o parlamentar.
Segundo o vereador Evilásio Santana Santos, o Bahia (PSDB), houve uma nova rodada de explicações por parte do Governo e foi acertada que as emendas propostas pelos parlamentares serão sancionadas. No total foram nove emendas protocoladas.
Uma das emendas coloca o prazo de três anos para a construção do crematório. Outra aponta que não serão cobradas taxas para os proprietários de jazigos por dois anos após a licitação e os valores cobrados pelo velório e sepultamento não podem ser reajustados pelos próximos três anos.
A taxa de uma turquesa, caixão, ornamentação, veias, transporte, taxa de sepultamento, sala de velório e duas coroas de flores será fixada em R$ 1.547,98 nos primeiros três anos de concessão. Além de assegurar os serviços sociais para as pessoas de abaixa renda, além de outras pautas.