CPTM entrega melhorias de acessibilidade em São Caetano
Os usuários reclamavam da acessibilidade e das condições de conservação das paradas de trens.
SÃO CAETANO – A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugurou na última semana a reforma da estação São Caetano que, junto com as estações Utinga, Prefeito Saladino e Capuava, tem acessibilidade e espaços mais qualificados.
No entanto, a reforma das outras cinco estações da linha 10-Turquesa que estão no ABC ainda não tem previsão de início. Enquanto isso usuários reclamam de infraestrutura ruim, falta de segurança e limpeza nas estações.
A previsão é que companhia a estação de Rio Grande da Serra seja totalmente reconstruída em parceria com a empresa MRS Logística, mas não foi informado o prazo de início e conclusão das intervenções.
As estações Mauá e Santo André o processo de licitação ainda nem começou. “As estações Mauá e Santo André estão na fase de conclusão de projeto e a licitação deve ocorrer até o final deste ano. As obras serão para implantação da acessibilidade total – NR24 e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), com rota tátil, elevadores e outros elementos, adequação das estruturas existentes, dos sistemas elétricos e hidráulicos e demais sistemas operacionais da estação”, informou a CPTM, que não mencionou as estações Guapituba e Ribeirão Pires no cronograma de reformas.
Apesar de ainda não passarem por obras de modernização, a CPTM assegura que as estações Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já são acessíveis. A companhia informa que essas estações contam com transposição entre plataformas, rampa de acesso de acordo com as normas da ABNT, elevador, piso tátil, telefone para pessoas portadoras de deficiência e sanitários acessíveis.