Crianças ficam presas a 6 metros de altura em brinquedo de parque em São Bernardo
O resgate das 10 crianças de 10 a 13 anos levou cerca de uma hora e nenhuma se feriu.
SÃO BERNARDO DO CAMPO – Dez crianças ficaram presas a 6 metros de altura em um brinquedo de um parque em São Bernardo do Campo, no Grande ABC Paulista, na manhã de quinta-feira (6).
O brinquedo “Tapete Mágico”, da Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, apresentou uma falha mecânica e parou. O resgate das 10 crianças de 10 a 13 anos levou cerca de uma hora e nenhuma se feriu.
O capitão Alexandre Mota, do 2º Subgrupamento de Bombeiros, participou da operação. Ele contou que, ao chegar ao local, identificaram a condição psicológica das crianças, para acalmá-las.
“Estavam assustadas porque estavam ali brincando, aí até entender o que aconteceu…”, disse o capitão.
Mota contou que uma escada foi colocada no brinquedo, dois bombeiros subiram para verificar como estavam as crianças e ficar com elas na parte de cima do “Tapete” enquanto acontecia o salvamento.
Outros dois agentes da corporação ficaram responsáveis por fazer a descida dos estudantes pela escada. Além de sair do brinquedo junto com o bombeiro, também era colocado na criança um equipamento de proteção chamado “triângulo de salvamento” para a descida.
Todos os alunos foram retirados em segurança. No total, o capitão informou que 15 agentes dos bombeiros participaram do resgate.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo afirmou que equipes fiscalizaram os procedimentos de remoção. “É importante destacar que o parque é administrado pela empresa Nova Cidade Parques São Bernardo do Campo, que acionou os bombeiros e a Polícia Militar”, disse a administração municipal.
A prefeitura ressaltou ainda que o equipamento que apresentou problemas será interditado para manutenção.
Em nota, a administração do parque informou que “o Tapete Mágico (Tapis Volant) entrou em modo de segurança operacional, às 11h05 desta quinta-feira, quando 10 crianças estavam na atração, que tem capacidade para receber 40 pessoas. O procedimento técnico adotado visa à garantia da operação com total segurança e menor risco. O Corpo de Bombeiros foi acionado e, em menos de uma hora, todas as crianças foram retiradas da atração ilesas, sem nenhum ferimento”.
Ainda segundo o comunicado, “a adoção do ‘modo segurança’ com o travamento da atração obedece aos preceitos técnicos e normativos. Todas as atrações (35) da Cidade da Criança têm manutenção e são submetidas a testes de segurança diários”.
Informações do G1 SP