Diadema é contemplada em prêmio estadual de combate à fome

O Prêmio tem por finalidade incentivar pesquisas e programas para a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional.

Horta Comunitária - Foto: Adriana Horvath
Horta Comunitária – Foto: Adriana Horvath

DIADEMA – A Prefeitura de Diadema, no Grande ABC, foi contemplada com as melhores ações de segurança alimentar e nutricional do Estado, nesta 12ª edição do “Prêmio Josué de Castro”, com os programas “Agricultura Urbana” e “Cozinha Criativa”.

A cerimônia de entrega do prêmio, ocorreu na última quinta-feira (10), no Salão Nobre da Secretaria, com a participação de Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O  primeiro projeto ficou em segundo lugar, na classificação geral da modalidade,enquanto o segundo obteve o quinto lugar. As duas atividades são desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA). Além de consintizar, os projetos sobre questões alimentares e nutricionais, também visam a geração de renda e o combate para a fome.

 Agricultura Urbana envolve o plantio de alimentos, pelo sistema da Agroecologia, que garante comida saudável e sem venenos aos moradores da cidade, e ainda efetiva o trabalho educativo para que estudantes respeitem o meio ambiente e pessoas recuperem a saúde mental.

 Agricultura Urbana estabelece diversos tipos de plantios e todos com a participação popular, sendo elas as Hortas Educacionais que ficam dentro das escolas municipais, as Ocupacionais em unidades médicas, o Horta em Casa com plantações em quintais e os Hortas Comunitárias com a implantação de canteiros em terrenos públicos.

Todas elas produzem verduras, legumes, temperos e ervas aromáticas e na soma geral, são 52 hortas, sendo que as 24 Hortas Comunitárias envolvem a dedicação de 356 munícipes, beneficiando, diretamente, 824 pessoas.

 Cozinha Criativa – realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Econômico e Trabalho e a Fundação Florestan Fernandes, tem o propósito de promover cursos livres de formação profissional nos segmentos nutrição, alimentação e economia solidária, visando a inserção de moradores de Diadema no mercado formal de trabalho. Outro objetivo é viabilizar o empreendedorismo e a economia solidária, buscando a geração de renda.

Criado em 2021, o Cozinha Criativa, por meio de oficinas e dos cursos “Culinária Básica com Introdução à Economia Solidária” e “Aperfeiçoamento em Culinária e Gestão de Empreendimentos”, já formou 134 moradores de Diadema.

O Prêmio tem por finalidade incentivar pesquisas e programas para a promoção da alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional. O prêmio homenageia Josué de Castro, médico e sociólogo, que estudou e detalhou as causas da fome no Brasil, motivo pelo qual se tornou um importante cientista das questões sociais e nutricionais. Engajado nesta luta, Josué escreveu diversos livros, entre eles Geografia da Fome (1965), que mapeou e pontuou as causas históricas da desnutrição do povo brasileiro.

De acordo com o Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema,  Gel Antônio, receber o Prêmio Josué de Castro é uma conquista e o coroamento de um trabalho, na área alimentar e nutricional e educacional, que a cidade vem desenvolvendo há vários anos.

O município tem um histórico de luta e realizações pela garantia do direito humano à alimentação e a escolha das duas iniciativas, pelo júri do Consea-SP, é o reconhecimento do esforço desse trabalho”, declara o secretário da SESA, disse Gel.

Deixe seu comentário