Diadema inaugura clínica para animais silvestres resgatados
O projeto do Complexo de Bem-Estar Animal Silvestre de Diadema é inspirado no modelo pioneiro da Prefeitura de Ribeirão Pires
DIADEMA – A Prefeitura de Diadema inaugurou ontem o Complexo de Bem-Estar Animal Silvestre com uma clínica veterinária e mais quatro viveiros projetados para abrigar diferentes espécies de animais. Também foi reaberto o Borboletário Municipal que ganhou melhorias e ampliação da sala de laboratório e criação. As ações fazem parte do junho verde, dedicado à causa ambiental. O investimento foi de aproximadamente R$ 130 mil. O espaço fica na Rua Ipitá, 193.
Só neste ano, entre janeiro e maio, técnicos da SMAS (Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos) realizaram mais de 120 resgates de animais silvestres, sendo mais de 80% de saruês (popularmente chamados de gambás). A lista inclui ainda aves, serpentes e aranhas e até um bicho preguiça. Aliás, durante a cerimônia de inauguração, foram apresentados ao público os três últimos bichos resgatados: aranha, jabuti e gambá.
Agora, com o novo complexo, todos os animais silvestres resgatados vão passar por avaliação médica veterinária inicial. Depois disso, os bichos poderão ser abrigados e ficar em observação para posterior soltura na natureza ou encaminhamento para órgãos competentes.
“A localização geográfica de Diadema, que faz divisa com o Parque do Estado, na região norte, e com o Manancial Billings, ao sul, explica o grande número de animais resgatados todos os anos. Agora, quando a população nos procurar, vamos oferecer um atendimento mais técnico e eficiente e com retaguarda da nossa própria equipe veterinária”, explicou o biólogo Sandro Santana, responsável técnico do Borboletário.
O projeto do Complexo de Bem-Estar Animal Silvestre de Diadema é inspirado no modelo pioneiro da Prefeitura de Ribeirão Pires, no Grande ABC. Os integrantes daquela equipe técnica também estiveram presentes à inauguração e se colocaram, mais uma vez, à disposição dos novos profissionais de Diadema (médica veterinária e sua turma de estagiários) para treinamento e capacitação naquele município.
A cerimônia de inauguração aconteceu no Jardim Botânico e reuniu o prefeito José de Filippi Júnior e o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, além de outros representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e empresas parceiras. Crianças da Escola Municipal Carolina Maria de Jesus também visitaram o Borboletário, o Meliponário e outros espaços educativos do local.
“Essas ações ambientais são plantios necessários e inteligentes para que nossas crianças possam colher seus frutos e tornar a cidade cada vez melhor”, declarou o prefeito de Diadema José de Filippi Júnior (PT). O evento de inauguração do Complexo também marcou o lançamento oficial do Programa de Acolhimento, Resgate e Conservação de Animais Silvestres.