Diadema inicia rastreamento de câncer bucal nas UBSs

A campanha é voltada para pessoas com 50 anos ou mais ou qualquer pessoa que identifique uma lesão ou algo fora da normalidade na boca.

O objetivo é promover informações, conscientização e atendimento aos pacientes do grupo de risco. (Foto | Reprodução)

DIADEMA – Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema iniciaram à Campanha de Rastreamento de Câncer Bucal 2023, nesta quinta-feira (6). Durante o mês de abril, as equipes de saúde bucal das UBSs intensificarão as avaliações clínicas dos usuários para visualizar possíveis lesões suspeitas de malignidade ou câncer em estágios iniciais.

O objetivo é promover informações, conscientização e atendimento aos pacientes do grupo de risco e população em geral sobre os cuidados e principais fatores de risco. A campanha é voltada para pessoas com 50 anos ou mais ou qualquer pessoa que identifique uma lesão ou algo fora da normalidade na boca. Para participar não é preciso agendamento, basta comparecer a uma das Unidades com documento pessoal com foto.

Quando houver suspeita, o caso será encaminhado ao CEO, no Quarteirão da Saúde, para avaliação complementar. Se confirmado o câncer, o paciente será encaminhado para tratamento especializado e seguem acompanhados no CEO e na unidade de referência.

Autoexame

“Pedimos que a população fique atenta com qualquer lesão que aparecer na boca, qualquer alteração que tiver, consulte o dentista da UBS para detectar se isso é uma lesão que pode malignizar ou se é uma lesão maligna. Também existem outras doenças que ele pode diagnosticar e encaminhar para tratamento”, ressaltou Caetano Baptista Neto, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O autoexame também é uma ferramenta importante para a população identificar alguma lesão. “A pessoa deve ficar em frente do espelho, usar os seus dedos pra afastar o lábio, as gengivas e as mucosas da boca para enxergar se tem alguma alteração ou não. Colocar a língua para fora, levantar e por de um lado e outro. E se achar qualquer alteração, procurar o profissional dentista fazer um diagnóstico”, explica.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e é fundamental para um tratamento mais efetivo. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2023 é de que 10.900 homens recebam o diagnóstico de câncer de cavidade oral neste ano. Esta é a quinta maior causa de câncer em pessoas do sexo masculino, de acordo com o Instituto. Em 2020, houve 15.190 casos da doença no país, sendo 11.180 em homens.

Entre as medidas para prevenir a doença, estão evitar tabaco, cigarro e bebidas alcóolicas, diminuir exposição ao sol (em razão do câncer de lábio) e evitar alimentos muito processados, que também pode comprometer a saúde e dar condição para que o câncer se instale.

As ações de prevenção e orientação são realizadas durante todo o ano e intensificadas nos meses de abril, em conjunto com a vacinação de Influenza, e de outubro, mês em que se comemora o dia do dentista e da saúde bucal.

Leia mais:
Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.