Diadema realiza ações de incentivo ao Uso Racional de Medicamentos
Os farmacêuticos da rede municipal vão orientar as equipes de saúde e os usuários sobre temas como os riscos da automedicação.
DIADEMA – Ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema estão sendo feitas em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (celebrado no dia 5 de maio).
Os farmacêuticos da rede municipal vão orientar as equipes de saúde e os usuários, em atividades individuais ou coletivas, sobre temas como os riscos da automedicação, interações com medicamentos e/ou alimentos, cuidados com o armazenamento e descarte correto de medicamentos, entre outros.
A farmacêutica Jacqueline Mayer, responsável pela Coordenação da Assistência Farmacêutica na SMS, explica que “o objetivo das atividades é sensibilizar os munícipes sobre os riscos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos, além de incentivar a adesão e o uso correto dos medicamentos que foram prescritos”, afirma.
Uso Racional de Medicamentos
Durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos, as unidades vão alertar a população quanto ao uso correto dos medicamentos, uma vez que a automedicação é uma prática comum no Brasil, mas que pode trazer riscos à saúde, como reações alérgicas, interações medicamentosas e até intoxicações graves.
Segundo dados da Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox/2017), da Fiocruz, há uma média de registro de 25,18% de intoxicação humana por medicamentos no país.
Outro ponto a ser trabalhado é alertar sobre a importância do armazenamento correto dos medicamentos. Além de manter os medicamentos longe do alcance de crianças e animais, a população precisa tomar cuidado como manter longe de fontes de calor e ao abrigo da umidade e de fontes de luz. A orientação é sempre seguir as recomendações dos profissionais da saúde e também da embalagem do medicamento.
Confira essas e outras dicas na cartilha “Uso Racional de Medicamentos”. O material foi elaborado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e disponibilizado em versão digital para os munícipes de Diadema, por meio de uma parceria da entidade com a SMS.