Diadema recomenda uso de máscaras em locais fechados e abertos

A decisão foi tomada em reunião extraordinária do comitê intersecretarial de combate à covid-19 na quarta, após avaliação de combate à Covid

DIADEMA –   O uso de máscaras contra a Covid-19 foi recomendado desde 1º de junho, em locais fechados e abertos em Diadema, no Grande ABC. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do comitê intersecretarial de combate à covid-19 na quarta, após avaliação da situação epidemiológica da doença.

 Em nota, a Prefeitura informa que a medida será oficializada por meio de decreto municipal a ser publicado nos próximos. Até 27 de maio, o município registra mais de 48,2 mil casos confirmados e 1,6 mil óbitos desde o início da pandemia.

Em números absolutos, a média móvel oscilou de 18, entre 20 e 26 de março, para 32 casos, entre 1º e 7 de maio. Já, entre 8 e 14 de maio, a média móvel chegou a 67 casos. No período de 22 a 28 de maio, foi a 59.

 A secretária Municipal de Saúde, Rejane Calixto, informou que a variação positiva de casos nos últimos dias pode refletir o relaxamento das medidas de afastamento social e uso de máscaras pela população. Diadema está há 13 semanas sem óbitos por covid-19 entre os casos iniciados neste período.

Além de Diadema, Santo André, São Bernardo e São Caetano já haviam recomendado o uso de máscaras de proteção, principalmente em ambientes fechados e em escolas públicas e particulares. São Bernardo, oficializou a decisão por meio de decreto municipal, publicado no dia 20 de maio.

Outras cidades

A Prefeitura de São Caetano informou que o uso de máscaras segue obrigatório em hospitais, unidades de saúde e no transporte público. Uso também é recomendado nas escolas e para todos os servidores públicos durante o período de trabalho. Santo André informa que atualmente segue com a recomendação de uso de máscara em escolas e para pessoas que apresentem sintomas gripais.

Mauá informa, em nota, que monitora com atenção a pandemia e os números de casos e, no momento, segue com a obrigatoriedade do uso das máscaras em equipamentos de saúde e transporte público. A possibilidade de adoção de novas medidas não está descartada.

Rio Grande da Serra, por meio de nota, informa que seguirá posicionamento do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Ribeirão Pires informa que na tarde desta quarta-feira (1/6), o prefeito Clóvis Volpi se reuniu com o secretário de saúde, Audrei Rocha, para avaliar sobre o retorno ou não do uso de máscaras em locais fechados na cidade. A assessoria de imprensa da pasta informa ainda que a cidade aguarda reunião com o Consórcio, para orientações adotadas de forma colegiada.

Com informação do Repórter Diário

Deixe seu comentário