Dimas Ramalho receberá honraria da Câmara de Santo André
A concessão da honraria foi aprovada no plenário da Câmara de Santo André, na sessão de terça-feira (3).
SANTO ANDRÉ – Deve ser decidida na próxima semana a data de entrega do título de cidadão andreense ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Dimas Eduardo Ramalho. A concessão da honraria, proposta pelo vereador Rodolfo Donetti (Cidadania), foi aprovada no plenário da Câmara de Santo André na sessão de terça-feira (3).
Donetti visitou Dimas na quarta-feira, na sede do TCE, na Capital, comunicando-lhe da outorga da distinção. “Passamos uma tarde bem bacana, a gente conversou sobre diversas coisas, sobre política, família e generosidade. Constatei que o doutor Dimas, de fato, é pessoa vocacionada a defender a população, muito generosa e tem o coração muito bom”, relatou o vereador em entrevista ao Diário.
Ramalho tomou posse como conselheiro do TCE-SP em agosto de 2012. Foi eleito presidente da instituição para os exercícios de 2016 e 2022. Previamente, construiu carreira política que soma três mandatos de deputado federal e três de deputado estadual, sendo Araraquara o seu domicílio eleitoral. Acumulou também experiências de gestão no Poder Executivo do Estado e do município de São Paulo.
Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Ramalho foi integrante do Ministério Público do Estado de São Paulo. Ingressou na carreira de promotor de Justiça em 1980 e tornou-se procurador em 1994. No âmbito acadêmico, é coordenador dos cursos de pós-graduação latu sensu em Direito da Uninove.
De acordo com Donetti, a ideia de distinguir Ramalho como cidadão andreense deve-se às “marcas duradouras no cenário político e social” deixadas pelo conselheiro do TCE – órgão ao qual cabe analisar e emitir parecer sobre as contas dos prefeitos em cada um dos anos de duração do mandato.
“Dimas Ramalho não é apenas um nome em nosso cenário político; ele é uma força motriz para o progresso. Seu trabalho incansável, suas decisões sábias e seu comprometimento com o bem-estar de nossos cidadãos não podem ser ignorados”, declarou Donetti.
A decisão unânime dos vereadores presentes à sessão, de conceder o título de cidadão andreense a Ramalho reflete, segundo o autor da proposta, o impacto positivo que sua carreira teve em Santo André e no Grande ABC. “Durante sua trajetória, ele demonstrou um compromisso incansável com o bem-estar da comunidade e um comprometimento com o progresso de nossa cidade e nosso Estado”, sintetizou Donetti ao site Diário.
As assessorias de Donetti e Ramalho estão conversando para acertar os melhores dia e horário para a solenidade de entrega do título a Dimas Ramalho. O evento, muito provavelmente, deve ocorrer no edifício do Poder Legislativo de Santo André, localizado na área central.