Três cidades do Grande ABC enfrentam atrasos na distribuição de uniformes escolares
As prefeituras de Mauá e Rio Grande da Serra também foram procuradas pela reportagem, mas até o momento não enviaram respostas.
GRANDE ABC — O início do ano letivo de 2025 trouxe transtornos para parte dos estudantes da rede municipal de ensino no Grande ABC. Pelo menos três cidades da região — Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra — ainda não concluíram a entrega dos kits de uniforme e material escolar, gerando cobranças por parte da comunidade escolar e aumentando a pressão sobre as administrações municipais por explicações.
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Questionadas pela reportagem, somente a Secretaria de Educação de Diadema respondeu aos questionamentos. Segundo a pasta, o principal motivo para o atraso foi a ausência de licitação na gestão anterior. O processo necessário para a aquisição dos itens só iniciou após a definição dos produtos a serem comprados, que incluiu o levantamento de tamanhos, quantidades e especificações das peças.
A produção dos uniformes começou após o empenho dos recursos, resultando em mais de 150 mil itens confeccionados sob medida. Segundo a secretaria, aproximadamente 30 mil alunos já receberam parte da distribuição dos kits, compostos por duas camisetas, jaqueta, calça e shorts, que iniciou no dia 17 de fevereiro para os estudantes recém-matriculados. A entrega segue em andamento e já contempla diversas unidades escolares. A previsão é de que a regularização total ocorra até o final de maio.
Ainda segundo a prefeitura, mesmo com o atraso na nova remessa, não houve prejuízo ao funcionamento das escolas, já que havia estoque disponível de uniformes e materiais, o que permitiu suprir parte da demanda durante o período inicial de aulas. No entanto, em relação aos kits escolares, o município afirma não ter conseguido realizar novas compras por conta da expiração da Ata de Registro de Preços em abril do ano passado.
Apesar disso, a gestão garante haver insumos suficientes em estoque para atender os alunos até a conclusão do novo processo de aquisição, previsto para ser finalizado ainda neste semestre.
A estimativa é que os investimentos feitos para compra dos uniformes e materiais escolares ultrapassem os R$ 10 milhões, valor que deve beneficiar os cerca de 30 mil estudantes da rede municipal de Diadema.
A prefeitura Rio Grande da Serra informou que os kits serão entregues até o mês de Maio e que o atraso foi devido a não licitação pela gestão anterior, a SEIC necessitou iniciar o processo de compra no ano de 2025.
A Prefeitura de Mauá não respondeu ao nosso questionamento. O espaço permanece aberto para que própria se manifestar e esclareça a situação da distribuição de kits escolares.