Enem encerra inscrição no próximo sábado (21)

As inscrições para o Enem 2022, nas versões impressa e digital, foram abertas no dia 10 de maio e se encerram no próximo sábado (21).

Banner do Enem 2022 – Divulgação Enem 2022

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital, foram abertas no dia 10 de maio e se encerram no próximo sábado (21). As mesmas deverão ser realizadas na Página do Participante, exclusivamente pela internet e a taxa poderá ser paga por meio de PIX ou cartão de crédito.

As consultas sobre a isenção da taxa de inscrição e as justificativas de ausência no ano anterior, também estão disponíveis na mesma página. É importante estar atento, pois o pedido de isenção não garante a inscrição para o exame, todos deverão se inscrever na Página do Participante.

SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

As solicitações de atendimento especializado também deverão ser feitas pelo link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Os resultados serão divulgados no dia 7 de junho, quando se inicia o prazo para apresentação de recurso, este se encerra no dia 12 de junho. E, o resultado do recurso será disponibilizado no dia 22 do mesmo mês.

NOVIDADES DESTA EDIÇÃO

Uma das novidades é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), inclui como válidos para identificação do aluno no dia do exame os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. Os mesmos deverão ser apresentados nos aplicativos oficiais, e não serão aceitas capturas de telas.

ENEM DIGITAL

Nesta modalidade, o participante deverá comparecer no local determinado pelo Inep, e não será permitido realizar a prova em computador particular. Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes, no entanto, quem optar pelo Enem Digital, não poderá mudar após finalizar a inscrição.

COMO PODE UTILIZAR A NOTA DO ENEM

As notas obtidas no exame poderão ser utilizadas para concorrer a vagas nas instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Já para as instituições privadas, será pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Os participantes do Enem também poderão solicitar financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, são aceitas em instituições de ensino superior em Portugal.

QUEM PODE REALIZAR A PROVA?

Todos que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio poderão realizar o exame, além desses, poderão participar aqueles que não terminaram o ensino médio, mas querem testar os conhecimentos. No entanto, nesta opção não poderão utilizar as notas futuramente, é só para autoavaliação dos seus conhecimentos.

O Inep garantirá atendimento especializado e disponibilização de diversos recursos acessibilidade. E, as pessoas que estão privadas de liberdade, também terão a oportunidade de realizar o exame.

COMO SERÁ O EXAME?

Serão 180 questões objetivas em quatro áreas de conhecimento: de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciência da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além disso, os participantes escreverão uma redação dissertativo-argumentativa a partir de uma situação-problema.

A duração da prova será de 5 horas e 30 minutos, iniciando a contagem a partir do momento que o chefe de sala autorizar o início do exame. A abertura dos portões dos locais de aplicação das provas será às 12h, e o fechamento às 13h, conforme o horário de Brasília.

Após três dias úteis da realização do exame, os gabaritos das provas objetivas estarão disponíveis no Portal Inep.

FONTE: Gov.br

Leia mais:
Deixe seu comentário