Escola de Diadema recebe selo “Escola Azul”

As turmas contempladas foram do maternal da Emeb Terezinha Ferreira dos Santos, no bairro Jardim Portinari.

Crianças na escola. Foto: Alvaro Bodas

DIADEMA – Uma escola da Rede Municipal de Diadema, no Grande ABC, recebeu o selo “Escola Azul”, do programa Maré de Ciência, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). As turmas contempladas foram do maternal da Emeb Terezinha Ferreira dos Santos, no bairro Jardim Portinari.

O projeto “Explorando o Oceano”, iniciado com as turmas E e F dos maternais, com crianças entre 3 e 4 anos, incentiva a leitura do livro infantil “O Oceano”. As crianças demonstraram grande interesses pelo mar depois da visita que fizeram ao Aquário de São Paulo, em 2022.

A partir daí, as professoras de Educação Básica Hercília dos Santos Freitas de Oliveira e Edileuza Martins Torres elaboraram o projeto, que envolveu levantamento sobre os conhecimentos das crianças sobre o oceano, contação de histórias, filmes, músicas e poesias relacionadas ao tema.

Além disso, os pequenos puderam participar da atividade de vivência intitulada “Praia na Escola” – com areia, conchas, chapéus, guarda-sol, cadeiras de praia e acessórios e projeção de elementos do mar, além de contato com materiais que simulam as texturas existentes na praia, como areia, pedras, escamas e água do mar.

Ao conhecer o Maré de Ciência, as professoras adaptaram o “Explorando o Oceano” e inscreveram o projeto no programa, conquistando o selo e se juntando às 100 escolas do Brasil que fazem parte do Escola Azul, sendo a única da rede municipal de Diadema. A partir de agora, a escola pode contar com o apoio pedagógico do Maré de Ciência para realizar atividades, palestras e ações ligadas à disseminação do cuidado com o oceano.

Segundo a diretora Marines Dumont, a escola terá também a missão de realizar um trabalho de conscientização com os pais e a comunidade. “O projeto gerou neles a curiosidade e o interesse em conhecer melhor o universo ligado ao oceano, e eles começaram a nos fazer muitas perguntas sobre o tema”, conta ela.

As professoras que iniciaram o projeto destacam que as atividades despertam nas crianças a consciência ambiental, a importância do cuidado com o oceano e sua preservação. “Eles acabam sendo multiplicadores dessa cultura, pois levam essas questões para casa e compartilham com a família”, opina Edileuza. Hercília completa explicando que só protegemos aquilo que conhecemos. “Estimular neles o amor pelo oceano é formar futuros cidadãos conscientes da importância de preservar esse ecossistema”, disse.

O Escola Azul trabalha de forma transversal o tema oceano dentro do currículo escolar, procurando integrar estudantes, professores, diretores e comunidade escolar para gerar conhecimento em prol da sustentabilidade. É promovido pelo Maré de Ciência, programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP campus da Baixada Santista) dedicado a trabalhar a difusão científica e o engajamento para fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade.

Deixe seu comentário