Escola de São Caetano utiliza QR Code como canal de comunicação com os pais
O uso do QR Code amplia as possibilidades de partilha de informação sem afastar os pais da escola.
SÃO CAETANO – Nas escolas da rede municipal de São Caetano, a tecnologia não exclui o contato humano. Ela tem sido utilizada para enriquecer a experiência do aprendizado e aproximar os membros da comunidade escolar.
A EMEI Fortunato Ricci, no Bairro Barcelona, instalou QR Codes em murais da escola para os pais acessarem vídeos de atividades feitas pelos alunos. Os familiares podem ver no mural o trabalho feito pela criança (um desenho ou um texto, por exemplo) e acessar, via QRCode, um vídeo que mostra a atividade sendo realizada em sala de aula.
A criadora da iniciativa foi a professora Tatiane Moreira da Silva. “Eu estava trabalhando gêneros textuais com a minha turma G5 (5 anos) e criamos uma lista de compras. Dessa atividade veio a ideia de realizarmos desenho de observação de tomates-cerejas e surgiram desenhos lindos, que penduramos no mural para os pais verem. No entanto, eu queria que eles vissem não apenas o produto final da atividade, mas o processo, que é o mais importante, e descobri que dava para criar um QR Code e direcionar os pais a vídeos da atividade”, conta a professora.
O QR Code (sigla em inglês para Quick Response Code – Código de Resposta Rápida) é um código de barras que pode ser decifrado por um celular com câmera fotográfica. Basta escanear o código, que o converte em diferentes conteúdos, como texto, números de telefone e links para vídeos, fotos e sites. Ao clicar no QR Code colocado ao lado da proposta pedagógica, o familiar do aluno é conduzido diretamente ao vídeo gravado sobre a atividade. “Minha filha tem 22 anos e eu não tinha fotos dela fazendo atividades na Educação. Além de informar o pai sobre o trabalho realizado na escola, esses vídeos são memórias afetivas, recordações que as famílias vão guardar para a vida toda”, enfatiza Tatiane.
A diretora da escola, Mônica Pinheiro, apoiou a inovação. Ela ponderou que se a professora enviasse o vídeo aos pais por WhatsApp, talvez ele nem fosse visto; poderia passar despercebido entre as inúmeras mensagens que lotam o celular diariamente, além de representar uma comunicação distante e impessoal. Para Mônica, o uso do QR Code amplia as possibilidades de partilha de informação sem afastar os pais da escola.
TECNOLOGIA HUMANIZADA
O professor Luiz Cruz, diretor do Cedigi (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital), lembra que a Educação tem o desafio de incorporar de forma orgânica as ferramentas tecnológicas às suas práticas pedagógicas.
Para ele, o emprego do QR Code é um ótimo exemplo do uso preciso e pontual de uma tecnologia simples, já bastante disseminada e acessível, para gerar mais participação, conhecimento e engajamento dos familiares e da comunidade escolar. “Disponibilizar aos familiares os vídeos de produção dos trabalhos das crianças é um convite à entrada dos pais em sala de aula. É uma forma de proporcionar uma visão da criança em seu momento de ação e contribui para o fortalecimento dos laços família-escola, uma relação imprescindível para o êxito dos processos educacionais. Nos processos formativos dos educadores da rede municipal, enfatizamos a orientação ao uso adequado da Tecnologia, uma vez que o alicerce da Educação está nas pessoas e em suas relações”, destaca Cruz.
“É uma proposta muito inovadora”, elogia a assistente social Maria Aparecida Anacleta Roberto, mãe do aluno Caio, de 5 anos. “Eu já havia usado QR Code para acessar cardápio no restaurante, mas é a primeira vez que vejo esse tipo de utilização na escola. Foi muito legal porque eu pude ver todas as etapas do trabalho dele, da produção até a exposição no mural”.
Janaína Andrade, mãe da Stefanie, de 5 anos, conta que o marido foi o primeiro da família a conhecer a novidade. “Ele já acessou e compartilhou com a família. Achei encantador”. Janaína é profissional de TI (Tecnologia da Informação), mas trabalhou anteriormente como professora de Educação Infantil e aprovou a união dos saberes. “É uma ferramenta muito rica, que pode trazer muitas possibilidades na Educação. E é importante trazer a tecnologia para a escola. O mundo dos nossos filhos é cada vez mais tecnológico”.