Estado pagará R$ 347 milhões por desistência da Linha 18 e troca por BRT
O governador Tarcísio de Freitas anunciou outra alternativa: a futura Linha 20-Rosa, com início em Santo André, mas sem previsão de início das obras.

GRANDE ABC — A substituição da prometida Linha 18-Bronze do Metrô por um corredor de ônibus do tipo BRT custará ao governo paulista mais de R$ 347 milhões em indenizações. O valor é parte de um acordo firmado com a concessionária VEM ABC, que havia sido contratada para executar o projeto do monotrilho entre São Bernardo e a capital.
Embora o contrato tenha sido assinado em 2014, ele foi cancelado em 2019, sob a gestão de João Doria. O novo projeto — o BRT-ABC — sofreu atrasos: sua entrega, antes prevista para janeiro de 2026, foi adiada. Comerciantes e motoristas seguem enfrentando transtornos com as obras em andamento.
Inicialmente, a VEM ABC solicitou mais de R$ 1 bilhão em compensações. Após arbitragem, o valor final acordado foi de R$ 273,5 milhões, corrigidos pela Selic até o pagamento, programado para 12 de junho.
Especialistas criticam a troca: o BRT tem menor capacidade e não se integra diretamente ao Metrô ou à CPTM, exigindo novo pagamento. O monotrilho, por outro lado, atenderia até 340 mil passageiros por dia e teria acesso direto à rede metropolitana.
Com a extinção da Linha 18, a mobilidade na região do ABC perde uma de suas principais promessas. O governador Tarcísio de Freitas anunciou outra alternativa: a futura Linha 20-Rosa, com início em Santo André, mas sem previsão de início das obras.