Estudantes e pais realizam ato contra implantação de ensino integral em Diadema
O ato ocorre em algumas escolas de Diadema, no Grande ABC, em razão da implantação das escolas PEI — de tempo integral.
DIADEMA — Estudantes das escolas General José Artigas, Evandro Caiafa Esquivel, Homero Silva, Augusto de Oliveira Jordão e João Ramalho, na cidade de Diadema, no Grande ABC. O ato ocorre em razão da implantação das escolas PEI — de tempo integral.
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Conforme relatos dos alunos, professores e pais, o ato é contra a possível implantação do Programa Escola Integral (PEI) nas unidades, querem transformar essas unidades em escolas PEI.
Na visão dos manifestantes, o projeto PEI é uma enganação, afirmando que esse modelo vai prejudicar os estudantes, professores e toda a comunidade, em razão de que os alunos precisam trabalhar durante o dia e estudam à noite para ajudar suas famílias.
A categoria afirma que, com a implantação da PEI, a escola vai fechar o período noturno — e esses estudantes ficarão sem opção para continuar os estudos. Além disso, o PEI impede que os jovens façam cursos técnicos ou tenham flexibilidade para construir seu futuro com autonomia.
A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas – e atualmente 417 escolas da rede estadual funcionam nesta modalidade.