Falha na Linha Azul do Metrô interrompe circulação de trens
A operação foi retomada por volta das 6h40, mas a circulação ainda segue com velocidade reduzida nesta sexta-feira.
SÃO PAULO – Uma falha de alimentação elétrica na manhã desta sexta-feira (18) na Linha 1-Azul, no trecho entre as estações Luz e Tucuruvi, afetou a circulação de trens. As estações ficaram lotadas e usuários do transporte público em pleno horário de pico.
O trecho entre as estações chegou a ficar paralisado por quase duas horas. A operação foi retomada por volta das 6h40, mas a circulação ainda segue com velocidade reduzida. A operação Paese foi acionada e colocou 80 ônibus nas ruas, mas não deu conta da demanda.
Segundo o g1, uma multidão de usuários que estava na Estação da Luz ocupou trecho da Avenida Tiradentes à espera dos veículos. Na estação Tucuruvi, a situação se repetia. “Tem que esperar porque tem o Paese, mas não colocaram o Paese. Vou esperar um pouquinho mais. Não tem condições.
Na estação Tucuruvi, a situação se repetia. “Tem que esperar porque tem o Paese, mas não colocaram o Paese. Vou esperar um pouquinho mais. Não tem condições de entrar”, disse um usuário à TV Globo, na frente da Estação.
Energização e prevenção
Em entrevista ao Bom Dia SP, Antônio Marcio Barros Silva, gerente de Operações do Metrô, disse que o problema logo no início da operação, ao energizar as linhas.
“Nós energizamos para poder posicionar os trens e iniciar a operação. O que aconteceu? Ao tentar energizar, por algum defeito elétrico, nós não conseguimos energizar a linha inteira. Só para entender: elas são divididas em quatro setores, e esses quatro setores não aceitaram comando remoto via centro de controle para fazer essa energização”.
Ele também comentou sobre os entraves nos trabalhos de prevenção para evitar transtornos dessa grandeza.”Nós temos trabalhado hoje na prevenção, investindo na parte de monitoramento de todos os nossos sistemas para a gente tentar se antever às falhas, nós temos também de entender que nós temos equipamentos com mais de 40 anos. Nós precisamos fazer uma modificação neles para poder receber as informações de forma remota também”.
Os ônibus da operação Paese também foram acionados para a CPTM, abrindo as transferências gratuitas nas estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé e Brás.
Mensagens sonoras estão sendo emitidas nas linhas operadas pelo Metrô, na CPTM e nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.
Em razão desta falha na Linha 1-Azul, os trens das linhas 2-Verde e 3-Vermelha também circularam com restrição de velocidade e maior intervalo.