Finalistas do Projeto Histórias Contadas de produções literárias de escolas públicas em São Paulo
Incentivados por seus professores, que passaram por capacitação com os formadores do projeto em oficinas pedagógicas, os estudantes.
SÃO PAULO — A capital paulista tem 27 produções literárias de escolas públicas representando o município na fase final do projeto Histórias Contadas, uma iniciativa educacional criada para desenvolver habilidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que promove a reflexão sobre o consumo consciente da água. O projeto é exclusivamente para alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino.
Incentivados por seus professores, que passaram por capacitação com os formadores do projeto em oficinas pedagógicas, os estudantes elaboraram suas produções literárias, que são cartas e desenhos sobre o tema central do projeto: o consumo consciente da água. Na etapa seguinte, os trabalhos foram inscritos pelas escolas e após uma avaliação técnica as produções 27 foram selecionadas para compor o ebook exclusivo de São Paulo que acaba de ser distribuído para as escolas. Nesta fase final, os alunos foram também convidados a narrarem suas próprias cartas e os áudios já podem ser conferidos no site do projeto.
Em breve, com a finalização de todas as oficinas e produções nas 10 cidades envolvidas, o projeto fará a distribuição gratuita do livro “Histórias Contadas”, publicação editorial pedagógica que reúne uma seleção de cartas e ilustrações de todo o projeto. Todas as escolas participantes recebem exemplares da publicação para exposição, consulta e acervo da comunidade escolar.
Em São Paulo, o Histórias Contadas já impactou 2.580 alunos, 64 educadores e 30 escolas em diferentes fases da iniciativa. O início foi em maio com uma oficina pedagógica para 30 professores da rede pública da cidade. Ao todo, 99 cartas e ilustrações foram inscritas pelas escolas da cidade e 27 foram selecionadas para o ebook e convidadas para as narrações. O Histórias Contadas tem o patrocínio da Amanco Wavin, parceria com a Diretoria de Ensino em Região Leste 2, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. São 10 cidades participantes: Anápolis (GO), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC), Paracatu (MG), Mauá (SP), São Francisco do Sul (SC), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sumaré (SP) e Vespasiano (MG).
“Os alunos desenvolveram com excelência as produções literárias e colocaram em prática o aprendizado sobre habilidades de escrita e leitura, fundamentais para a etapa escolar em que estão. A correlação com o tema proposto também foi outro ponto alto do projeto. É nítido, nas cartas e desenhos finalistas, o entendimento desses jovens sobre consumo consciente da água e sustentabilidade do planeta”, comenta Allan de Amorim, coordenador do projeto na Horizonte Educação e Comunicação.
Sobre a Wavin
A empresa de Construção e Infraestrutura (Wavin) da Orbia é fornecedora de soluções inovadoras para o setor global de construção e infraestrutura. Apoiada por mais de 60 anos de experiência em
desenvolvimento de produtos, a empresa está enfrentando alguns dos desafios mais difíceis do mundo por ser pioneira na gestão de água e saneamento, tecnologias de controle climático interno
e soluções de infraestrutura rural e urbana duráveis, adaptáveis e eficientes. A Wavin se concentra em criar mudanças positivas, construindo ambientes saudáveis e sustentáveis para os cidadãos globais e colaborando com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar comunidades, edifícios e casas preparadas para o futuro. A Wavin tem mais de 11.000 funcionários em 65 locais de produção em todo o mundo, atendendo a mais de 80 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição. Para saber mais, visite: www.wavin.com.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas.