GCM de Diadema comemora 23 anos fora do ranking de cidade mais violenta do Brasil
Diadema era uma das cidades mais violentas do país, mas essa realidade mudou totalmente com a diminuição de diversos tipos de crimes.

DIADEMA – Criada pela Lei Complementar Municipal nº 100/1999, na adminitração do então prefeito Gilson Menezes, a GCM (Guarda Civil Municipal ), completou 23 anos no sábado (12). Subordinada à Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, no Grande ABC, a GCM tem um importante papel na segurança.
Atualmente, o efetivo da GCM é de 276 guardas municipais, número que deverá crescer em 2023, já que está aberto concurso público com 100 vagas previstas, em um momento em que tem celebrado o sucesso de diversas iniciativas em prol da segurança pública.
O comandante da Guarda Civil Municipal de Diadema, Edivaldo Mendes Guimarães, esclarece que mesmo segurança pública não sendo competência do Município, a Guarda tem dado uma grande contribuição para a segurança da cidade. Ele disse que em 1999, ano da criação da GCM, Diadema era uma das cidades mais violentas do país e hoje essa realidade mudou totalmente, com as taxas de diversos tipos de crimes tendo caído continuamente nesse período.
O comandante ainda ressalta o trabalho integrado com as polícias Civil e Militar, além das ações sociais da prefeitura e mudanças na legislação (como a Lei de Fechamento de Bares e a Lei de Poluição Sonora), permitiram o sucesso nas políticas de segurança ao longo desses 23 anos.
“Como consequência disso, a cidade passou a crescer e a receber mais investimentos privados, atraindo diversos empreendimentos imobiliários, por exemplo”, comenta.
Guimarães afirma que entre as atribuições da Guarda estão atuar na proteção do patrimônio e na segurança escolar municipal, coibir atividades que violem as normas de saúde, defesa civil, sossego público, higiene e segurança, bem como agir também no apoio ao trânsito. Além disso, atua em conjunto com as polícias Civil e Militar em operações policiais, entre outras atribuições.
Ele disse que para cumprir suas tarefas, a GCM tem recebido muitos investimentos nos últimos anos, tanto em termos de recursos humanos como de equipamentos, e reforçado sua atuação de segurança.
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, a GCM é um dos patrimônios de Diadema. “São homens e mulheres valorosos, que estão sempre de prontidão para atender as ocorrências e auxiliar os cidadãos”, encerra Mariano.