Governo de São Paulo instala radares e novo sistema de alertas para chuvas extremas
Esses novos sistemas, trata-se de um cuidado que o estado adota, devido as fortes chuvas que vem acontecendo nos últimos anos no estado.
GERAL – O governo de São Paulo lançou ontem, no Palácio dos Bandeirantes, a campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas. A ação, promovida pela Defesa Civil em parceria com outros órgãos estaduais. Visando à prevenção de desastres naturais e tem como objetivo preparar o Estado para a temporada de chuvas intensas. Além disso, minimizando riscos e assegurando uma resposta rápida em situações de emergência.
“Quando falamos sobre mudanças climáticas, devemos nos basear em três pilares principais: prevenção, ação e reconstrução. Hoje, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, está atuando precisamente nesses pilares para criar cidades mais resilientes”, afirmou o vice-governador, Felicio Ramuth.
Contudo, nesta edição da operação, a Defesa Civil contará com novos radares meteorológicos. Não só parte da modernização do Sistema de Monitoramento Climatológico do Estado de São Paulo bem como inclui a integração de equipamentos mais avançados.
Com o objetivo de aumentar a resiliência às mudanças climáticas, a Defesa Civil destinará R$ 5,5 milhões para a contratação de mapeamentos de risco e a elaboração do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, ações que irão aprimorar a prevenção, preparação e resposta a desastres no Estado.
ALERTAS
O novo sistema Defesa Alerta, que utiliza a tecnologia cell broadcast, começou a operar em todo o Estado ontem. Agora, quem estiver em uma área de risco de desastre receberá um alerta automaticamente, sem necessidade de cadastro prévio.
O sistema funciona mesmo com o celular sem crédito ou no modo silencioso. Essa ferramenta será empregada em situações de eventos extremos ou severos, como o que ocorreu em São Sebastião em 2023.