Graduandos do IMT se reúnem com Tite para sugestões de trânsito na Praça Mauá

SÃO CAETANO – Tite Campanella (PL), o prefeito eleito de São Caetano, recebeu uma proposta de projeto de graduandos do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) para melhorar o fluxo viário na rotatória da Praça Mauá. Essa área costuma enfrentar congestionamentos durante os horários de pico, pois é o principal acesso de entrada e saída da cidade em direção à Rodovia Anchieta.

De acordo com Tite, a proposta reflete o “espírito” que irá guiar sua gestão, que será marcada pelo diálogo com diversos setores, incluindo o empresarial, o científico e a sociedade civil. “Uma ótima atitude, mostrando proatividade e pensamento coletivo”, comentou ele em seu perfil no Instagram na manhã de ontem.

Por analogia, os alunos simularam possíveis soluções para aumentar a fluidez do tráfego utilizando um software especializado em trânsito. O estudo incluiu sugestões de ampliação de faixas e a abertura de novas ruas.

Tite afirmou que ele e sua futura equipe ficaram muito impressionados com a iniciativa dos alunos em desenvolver um projeto para a Mobilidade Urbana. Embora tenha mantido alguns detalhes em sigilo, ele indicou que irá se aprofundar e discutir mais a proposta.

A ideia foi apresentada durante a Eureka, uma exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes de Engenharia, Administração e Design do IMT.

FUTURAS OBRAS

Em setembro, durante o lançamento do plano de governo, ainda no período de campanha eleitoral. Tite apresentou uma série de ações organizadas em quatro eixos principais e um transversal, totalizando 270 projetos. Entre as propostas, destacam-se algumas voltadas para a Mobilidade Urbana.

Isto é, dentre as iniciativas em estudo, está a construção de um viaduto que conectará a Avenida Kennedy à Avenida dos Estados. Passando sobre a linha férrea e próximo aos tanques de armazenamento da Transpetro, divisão logística da Petrobras, além de uma ligação do Complexo Viário Prefeito Luís Tortorello à Avenida dos Estados.

ORÇAMENTO PARA AS OBRAS

Para garantir a continuidade dos serviços, pagamentos de servidores e a execução de obras, entre outras ações municipais, Tite Campanella terá um orçamento projetado de R$ 2,59 bilhões para 2025, conforme os dados da LOA (Lei Orçamentária Anual). Isso representa um aumento de 6,65% em relação ao orçamento deste ano. Esse crescimento na receita está próximo do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que acumula uma inflação oficial de 4,42%.

A alíquota aplicada é a mesma que Auricchio autorizou para o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa do Lixo. Considerando as poucas iniciativas efetivas para atrair novas empresas e empreendimentos para São Caetano.

Embora a manobra de Auricchio não seja ilegal, a responsabilidade pelo aumento, que impactará moradores e empresários da cidade, recai sobre Tite.

Leia mais:
Deixe seu comentário