Homem é autuado por pesca ilegal em São Bernardo
A operação foi realizada na mata da Represa Billings, com o objetivo de coibir atividades ilegais, tráfico de animais e extração de palmito.

SÃO BERNARDO — Um homem que praticava a pesca ilegal foi autuado pela equipe da Prefeitura de São Bernardo, em parceria conjunta entre a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Guarda Civil Municipal Ambiental (GCM Ambiental).
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O foco principal é a proteção do meio ambiente, em atenção especial à Represa Billings, que completou 100 anos. A operação foi realizada em uma mata no entorno da Billings, com o objetivo de coibir atividades ilegais como pesca ilegal, tráfico de animais silvestres e extração de palmito.
O supervisor da Guarda Ambiental, Martins, disse que a equipe encontrou na mata seis pontos de caça, que foram desmobilizados. Ele disse que o pessoal do barco apreendeu três tarrafas, um estingue e duas facas, além de autuar um homem por entrar com tarrafa em área do Parque Estadual.
A operação terá duração de 60 dias, com ações semanais em diferentes pontos da região, incluindo o Parque Estadual Caminho do Mar e a área pós-balsa. Em 2024, a GCM Ambiental registrou 21 ocorrências de desmatamento, 7 de extração irregular de palmito e 9 de caça ilegal de animais silvestres.
Neste ano de 2025, já foram registradas 3 ocorrências de desmatamento, 1 de extração de palmito e 3 averiguações de caça ilegal.