Idosos x calor: confira dicas de cuidados para os dias quentes

Ar seco e clima quente podem ser prejudiciais para a saúde, por isso alguns cuidados são indispensáveis

SAÚDE – Com a aproximação do verão, os dias quentes se tornam cada vez mais frequentes, trazendo consigo altas temperaturas, muito sol e ar seco. Essas condições exigem atenção especial, especialmente para a saúde dos idosos. Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels, a maior rede de cuidadores supervisionados da América Latina, destaca importantes medidas preventivas e de bem-estar para os idosos durante esta estação.

Hidratação Constante:

A água, além de ser fundamental para o bom funcionamento do organismo, desempenha um papel crucial na regulação da temperatura corporal. “Os idosos são mais propensos à desidratação, portanto, é aconselhável cultivar o hábito de consumir líquidos mesmo sem sentir muita sede. Com as temperaturas elevadas, recomenda-se incentivar a ingestão de um copo de água a cada hora. Uma estratégia eficaz ao longo do dia é investir em água saborizada e sucos naturais”, destaca Janaína.

Proteção Solar Sempre:

O uso do protetor solar é indispensável, independentemente das condições climáticas. A pele mais fina dos idosos requer cuidados especiais de hidratação e proteção. “Devido à sensibilidade aumentada, os idosos são mais suscetíveis a doenças de pele. Cuidados básicos, como limitar o tempo de exposição direta ao sol e reaplicar o produto, são essenciais para manter a pele protegida. Cerca de 15 minutos diários de exposição ao sol são ideais, preferencialmente entre 10h e 10h30 ou 16h e 16h30, quando a incidência de raios ultravioletas é menor e contribui para a produção de vitamina D”, afirma a coordenadora.

Alimentação Balanceada:

Além da ingestão adequada de líquidos, a alimentação deve ser composta por alimentos leves. “Frutas e verduras são especialmente recomendadas, pois muitas pessoas tendem a perder o apetite durante essas estações do ano. Priorizar alimentos de fácil digestão, juntamente com uma dieta rica em líquidos, verduras e legumes, é aconselhável”, completa Janaína. Outros cuidados importantes nesta estação incluem escolher roupas adequadas à temperatura, realizar banhos diários e redobrar a atenção ao uso de ar condicionado e ventiladores, evitando mudanças bruscas de temperatura para os idosos.

Deixe seu comentário