Jingle do candidato a segundo turno em Diadema é denunciado por racismo
O jingle do candidado do MBD em Diadema, foi denunciado por racismo relacionada à frase "o chicote vai estalar nas suas costas".
DIADEMA – O Ministério Público do Estado de São Paulo iniciou uma investigação para apurar o no jingle de campanha de Taka Yamauchi (MDB), que usa uma frase que contém tom racista do candidato à prefeitura de Diadema no segundo turno. Tentou-se entrar em contato com o candidato, mas ele não respondeu até a publicação da matéria.
Em princípio, a denúncia foi protocolada em 16 de outubro através do Serviço de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal. Por meio do Fórum de Promoção da Igualdade Racial de Diadema “Benedita da Silva” e representantes do Conselho Municipal de Igualdade Racial.
No documento, os representantes afirmam que o jingle “está incentivando a violência e promovendo atitudes racistas” com a referida frase.
A letra do jingle diz: “o desespero já bateu na tua porta, em Diadema o PT não entrar, o chicote vai estalar nas suas costas e o resultado não precisa nem falar, é Taka”. Os denunciantes destacam: “Em pleno século XXI, não podemos permitir que uma frase como essa, veiculada no jingle do candidato Taka, se espalhe amplamente em Diadema, onde a população é majoritariamente preta e parda. É evidente que a frase remete à escravidão, quando senhores de engenho tratavam homens, mulheres e crianças sequestrados da África com chicotadas.”
Por se tratar de uma eleição municipal, o procurador regional eleitoral decidiu encaminhar o caso ao promotor eleitoral que atua em Diadema.
O Ministério Público do Estado de SP informou que abriu o procedimento e que solicitou informações ao candidato Taka.
A princípio, nenhuma ação contra ele foi instaurada. “A promotoria de Justiça Eleitoral de Diadema enviou ofício ao representado para que preste eventuais informações”, declarou o órgão.