Ladrões furtam fios e deixam casas no escuro em São Bernardo
SÃO BERNARDO – Criminosos furtaram fios da rede elétrica do bairro Baeta Neves, em São Bernardo, nesta sexta-feira (10). Os suspeitos agiram de madrugada e, em poucos, minutos cortam e arrancam os fios dos postes. A polícia e Prefeitura já fizeram operações com o objetivo de prender os autores dos furtos e identificarem os receptadores desses produtos.
De acordo o site RD, as vias mais afetadas são a avenida Getúlio Vargas e a rua Dr. Amâncio de Carvalho. Uma moradora que pediu para não ser identificada disse que praticamente todos os seus vizinhos já tiveram a fiação roubada. A casa dela foi a última vítima dos ladrões. “Eu estava em casa e acordei com um barulho, cheguei devagar até a escada da sala, porque não tinha luz, mas vi puxarem o fio para a rua”, relata.
O major Fernando Carvalho, comandante interino do 6° Batalhão da Polícia Militar, confirma que há vários casos de furto como este ocorrendo não apenas naquele bairro. “Essa é uma questão que está sendo apurada, as viaturas têm patrulhado a região, mas o furto é um crime difícil de flagrar, porque o criminoso espera a viatura passar e age, principalmente à noite. Nós já fizemos operações aqui na cidade detivemos pessoas.”, diz o oficial da PM.
A Polícia Civil tenta de identificar esses depósitos de ferro velho que compram esse material, porque só há o furto quando tem quem compre.
A Prefeitura de São Bernardo, através da Guarda Civil Municipal, realizou uma operação em conjunto com a Polícia Civil para atacar o furto de fios e cabos elétricos de áreas públicas e privadas. “A GCM realiza patrulhamentos preventivos e permanentes para a proteção da população e dos serviços e instalações municipais”, explicou a administração em sua nota.
A primeira destas operações aconteceu em maio quando três pessoas foram presas em flagrante, 400 metros de fios foram apreendidos e um estabelecimento foi interditado.
A reposição de cabos de fornecimento de energia – que abastecem residências, comércios e indústrias – é de responsabilidade da empresa concessionária Enel, e os equipamentos de iluminação pública cabem à Prefeitura. Em nota, a empresa de energia disse que não registrou a falta de energia nas ruas Dr Amancio de Carvalho e Getúlio Vargas, no Baeta Neves.
Quanto a iluminação pública, a Prefeitura diz que o tempo de reparo é de, em média, 24 horas, e varia de acordo com a quantidade de fios furtada e as condições para a reinstalação.