Licitação para construção de hospital em Diadema é liberada pelo TCE-SP
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) autorizou o retorno do certame. Isos após ajustes da prefeitura.
DIADEMA – A Prefeitura de Diadema reabre nesta quinta-feira (19) o processo licitatório para construir o novo prédio do Hospital Municipal, que ficará no local onde hoje funciona o Paço Municipal. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) autorizou o retorno do certame. Após a Prefeitura realizar ajustes nos pontos indicados pelo órgão no final de setembro deste ano.
Aliás, com a reabertura, o cronograma da licitação passa a contar com novos prazos, sendo que a abertura das propostas das empresas interessadas está prevista para o dia 28 de março de 2025.
Contudo, a empresa vencedora ou consórcio será responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos básicos e executivos. Pela construção do novo edifício e pela reforma e ampliação da edificação existente no local. A realização dessas etapas pela mesma empresa visa garantir soluções mais integradas e evitar contratempos. O que contribuirá para maior agilidade e precisão na execução da obra.
Ademais, o prazo total para a conclusão é de 30 meses, a contar da emissão da Ordem de Início dos Serviços. Que a Secretaria de Obras expedirá e será responsável também pela fiscalização do projeto.
Conforme o investimento, está estimado para a construção do Novo Hospital é de R$ 320 milhões, sendo R$ 287,3 milhões oriundos do Governo Federal. Por meio de parceria com o Ministério da Saúde e operação financeira da Caixa Econômica Federal. O contrato para liberação desses recursos houve aprovação pelo banco.
O edital da Concorrência Pública nº 02/2024 OMDI nº 12547/2024, junto aos seus anexos, estará disponível no site da Prefeitura de Diadema: (https://portal.diadema.sp.gov.br/licitacoes/), na seção “Compras Públicas \ Consulta de Editais e Atas \ Obras e Serv. Eng.” e também no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP (www.gov.br/pncp/pt-br).
Construção do hospital
A nova estrutura do hospital terá mais de 25 mil m² de área construída, distribuídos em 12 andares, com capacidade para mais de 210 leitos, contemplando especialidades como clínica médica e geral, pediatria, ortopedia, vascular, saúde mental, UTI, obstetrícia, canguru (destinado à reinternação de mães com bebês prematuros) e geriatria. O hospital também abrigará o primeiro banco de leite municipal, conforme informado pela Prefeitura.