Mais de 2 mil doses da vacina foram aplicadas no mutirão neste sábado (22) em Diadema

Foram aplicadas mais de 2.404 mil doses em um dia de ação, que aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Mutirão da vacina em Diadema. Foto: divulgação

DIADEMA — Mais de 2 mil pessoas foram vacinadas no mutirão de vacinação no último sábado (22), em Diadema, no Grande ABC. Foram aplicadas mais de 2.404 mil doses em um dia de ação, que aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e priorizou a imunização contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A vacinação aconteceu em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, fazendo parte do calendário oficial, incluindo vacinas contra a gripe, Covid-19, poliomielite, febre amarela e outras. O destaque do dia foi a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária definida como prioritária pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, 1.823 jovens receberam a primeira e segunda dose da vacina contra a dengue. O prefeito Taka Yamauchi destacou a importância da mobilização: “A campanha ‘Diadema Contra a Dengue’ reforça o compromisso da nossa gestão com a saúde pública. A grande adesão das famílias mostra que estamos no caminho certo para proteger nossas crianças e toda a população.”

A preocupação da prefeitura com a dengue tem sido crescente, mesmo antes do Governo do Estado decretar estado de emergência devido ao aumento expressivo de casos da doença. Medidas emergenciais estão sendo adotadas para conter a disseminação do vírus e garantir atendimento à população afetada. Em Diadema, a intensificação da vacinação é uma das estratégias centrais para reduzir os impactos da epidemia.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nascimento, enfatizou a necessidade da prevenção e do esquema vacinal completo: “A imunização é a melhor forma de prevenção contra doenças. Além de vacinar contra a dengue, nosso esforço foi garantir que todas as pessoas que procuraram as UBSs pudessem atualizar suas cadernetas vacinais.”

Além da vacinação, a Prefeitura tem reforçado ações de combate ao Aedes aegypti, como mutirões de limpeza, visitas domiciliares e campanhas de conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito.

O secretário adjunto de Saúde, Gustavo Tomaz, agradeceu o apoio de todos os colaboradores envolvidos na ação e reforçou o papel da população na luta contra a dengue: “Além da vacinação, é fundamental que cada cidadão faça sua parte, eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti. Essa batalha só será vencida com a união de esforços entre governo e comunidade.”

A vacinação segue disponível durante a semana em todas as UBSs de Diadema, conforme o horário de funcionamento de cada unidade. A Prefeitura reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e convida a população a continuar participando das campanhas de imunização

Leia mais:
Deixe seu comentário