Mais médico abre edital com 77 vagas para cidades do Grande ABC

As vagas autorizadas foram distribuídas para cidades que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa.

Mauá foi a cidade com maior número de postos. ( Foto | Reprodução)

O Ministério da Saúde destinou 77 vagas pelo programa Mais Médicos para o Grande ABC, em edital publicado na terça-feira (18). As vagas autorizadas foram distribuídas para cidades que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa. São Caetano foi o único município da região que não obteve nenhuma vaga, enquanto Mauá foi a cidade com maior número de postos. 

No total, foram destinadas 6.252 vagas para 2.074 municípios do País – sendo 1.043 para o Estado de São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, essas são as primeiras de um total de 15 mil vagas que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando na atenção primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo Federal deverá investir no programa R$712 milhões.

Nesta primeira etapa, as prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher do total autorizado pelo edital – esse número pode ser menor do que o limite autorizado pelo governo. 

Na região, conforme informado pelas Prefeituras, cinco municípios manifestaram interesse em todas as vagas disponíveis – Rio Grande da Serra não informou se irá aderir ao programa. Mauá reforçou que caso tenha a possibilidade, irá “se mobilizar para conseguir até mais profissionais.”

Em justificativa, a Prefeitura de Diadema informou que 87% da população do município é dependente do SUS, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde) e o IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social), que analisa renda, escolaridade e ciclo de vida familiar. 

Os dados “demonstram que a população de Diadema encontra-se majoritariamente (59,3%) em condição de vulnerabilidade social baixa ou muito baixa”, diz a gestão.

O programa Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais. Neste edital, 47% das oportunidades foram destinadas às regiões de alta vulnerabilidade social.

A expectativa é que as cidades sejam comunicadas no dia 5 de maio quantas vagas foram preenchidas pelos profissionais de saúde. 

Deixe seu comentário