Mauá amplia vacinação contra meningite para jovens e profissionais da saúde

Estes grupos ganham a aplicação mesmo já tendo tomado a vacina, porém respeitando o intervalo de quatro meses

A Prefeitura de Mauá ampliou a imunização de jovens de 15 a 19 anos contra a meningite meningocócica C. Pessoas deste grupo etário que não tomaram as vacinas meningocócica C (conjugada) e ACWY podem recebê-las até o final de fevereiro nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Os imunizantes integram o calendário de rotina do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina meningocócica C é administrada em esquema de duas doses para crianças com menos de 1 ano — a primeira aos 3 meses de idade e a segunda aos 5. 

O reforço é a partir de 1 ano (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo estendido até fevereiro para crianças de até 11 anos. Também está disponível até o mês que vem para trabalhadores da saúde e estudantes da área. 

Estes grupos ganham a aplicação mesmo já tendo tomado a vacina, porém respeitando o intervalo de quatro meses.

A vacina ACWY é administrada em dose única para o público entre 11 e 12 anos. Os jovens de 13 e 14 anos não vacinados podem tomá-la até junho. A imunização é feita nas UBSs, de segunda a sexta, das 9h às 16h. É necessário apresentar RG ou CPF e a carteirinha de vacinação. 

A iniciativa é uma orientação do governo estadual, após baixa imunização e aumento de casos no estado.

A meningite é uma inflamação que atinge as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central, podendo ser causada por vírus, bactéria, parasita ou fungo. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômito e febre.

Deixe seu comentário