Mauá possui mais de 1.600 carros no pátio para retirada segundo Detran
Os proprietários dispõem de dez dias para retirar os veículos; após esse período, os automóveis vão para leilão.
MAUÁ – O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) publicou novos editais, notificando proprietários de 3.846 veículos disponíveis para retirada nas cidades de apreensão. Um dos editais se refere a Mauá, com 1.699 veículos, e o outro a Nova Odessa, com 2.144.
Porém, para resgatar um veículo, o proprietário deve quitar todos os débitos associados a ele, caso contrário, o leilão do automóvel ocorrerá.
Todavia, nos editais é possível encontrar a lista completa dos veículos disponíveis, incluindo placa, número do chassi, marca e modelo. Além do endereço dos pátios onde estão armazenados. Não apenas os proprietários podem reivindicar os veículos, mas também agentes financeiros, arrendatários e entidades credoras que tenham direito.
Conforme a Resolução 623/2016 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), para reaver o veículo, é necessário quitar todos os débitos pendentes, incluindo a taxa de remoção e estadia no pátio, e regularizá-lo.
Em princípio, caso os veículos que não forem retirados dentro do prazo de dez dias entrarão em um processo licitatório na modalidade de leilão. Isso significa que, após esse prazo, os proprietários devem agir rapidamente.
Contudo, o proprietário ou alguém autorizado pode recuperar o veículo até o dia anterior ao leilão, desde que todas as pendências sejam resolvidas. O artigo 24 da Resolução 623/2016 do Contran afirma que o proprietário pode obter a restituição do veículo até o último dia útil anterior à realização da sessão do leilão.
OS EDITAIS DO DETRAN:
Na última semana, o Detran-SP publicou quatro editais, totalizando 20 notificações em setembro e liberando quase 20 mil veículos para retirada, especificamente 19.859. Recentemente, a autarquia, vinculada à SGGD (Secretaria de Gestão e Governo Digital), anunciou veículos apreendidos em diversas cidades. Incluindo São Paulo, Borborema, Palmeira D’Oeste, Ibitinga, Itápolis, Ouroeste, Leme, Suzano, Taquaritinga, Arujá, Santa Isabel, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Itanhaém e Peruíbe.
Atualmente, 48.137 veículos estão disponíveis para retirada nesta nova fase dos leilões do Detran-SP. Os pregões foram suspensos por um ano para revisão, visando maior transparência e eficiência nos procedimentos. Em maio, ocorreu a retomada, com o primeiro edital disponibilizando 900 unidades em Botucatu. Esse leilão, realizado em julho, teve todos os lotes arrematados.
Contudo, em agosto, aconteceram dois leilões em Capela do Alto e Cesário Lange, vendendo 135 lotes, sendo 36 de veículos aptos a circular. Em Cerquilho, 122 lotes foram comercializados, com 44 deles sendo de veículos habilitados para circulação. O primeiro leilão de setembro começou no dia 12, com veículos da região de Bragança Paulista, e os resultados ainda estão sendo apurados. O próximo leilão está agendado para esta terça-feira, em Pederneiras.