Moradores fazem Abaixo-Assinado contra instalação da Vila Reencontro em São Paulo
Os organizadores do abaixo-assinado, além dos problemas na segurança, temem que a construção desvalorize os imóveis.
SÃO PAULO – A prefeitura Municipal de São Paulo havia criado um projeto de habitação para os moradores de rua. No entanto, um grupo de comerciantes e residentes do Bom Retiro, fizeram um abaixo-assinado para impedir a construção.
De acordo com uma empresária do local, que também é a representante do grupo, eles criaram o projeto sem consultar eles. Então, eles temem que a região fique mais perigosa, colocando a segurança pública em risco.
O projeto denominado Vila Reencontro deverá ser construído no local que era o antigo Detran-SP, na Avenida do Estado. A prioridade para residir nas moradias, serão os idosos e famílias com crianças. O projeto prevê a construção de 350 residências.
Os organizadores do abaixo-assinado, além dos problemas na segurança, temem que a construção desvalorize os imóveis. Segundo a opinião deles, é necessário que o terreno seja ocupado por alguma coisa que traga valorização, exemplo algo relacionado com saúde, governo ou educação.
Em nota divulgada, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, afirmou não ter conhecimento sobre o abaixo-assinado. Além disso, explicou um pouco sobre o projeto criado.
“A iniciativa é uma medida inovadora da atual gestão e foi inspirada no modelo conhecido como Housing First (Moradia Primeiro), que surgiu nos Estados Unidos. Os critérios para acolhimento nas moradias transitórias da Vila Reencontro utilizam informações do CadÚnico, além do cruzamento com outros cadastros da população em situação de rua na cidade”, diz um trecho do documento.
Fonte: Portal G1