Nova onda de calor ameaça bater recordes e atingir 40°C no Brasil

Apesar do calor intenso, a umidade pode provocar pancadas de chuva isoladas, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

CALOR – Uma nova onda de calor avança pelo Brasil e pode estabelecer recordes de temperatura em diversas regiões. O fenômeno, que já atinge o Sul do país, deve se intensificar nos próximos dias e persistir até sexta-feira (21/02), elevando as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e partes do Sul.

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

De acordo com previsões meteorológicas, algumas regiões podem registrar temperaturas até 7°C acima da média para o período. Os meteorologistas alertam que, em alguns locais, os termômetros podem se aproximar dos 40°C.

As principais capitais do Sudeste têm alta chance de registrar as temperaturas mais altas do ano entre quarta-feira (12) e sexta-feira (14): São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

Apesar do calor intenso, a umidade pode provocar pancadas de chuva isoladas, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste. Já no Nordeste, o interior deve continuar seco e quente, enquanto no sul da Bahia há previsão de chuva leve.

Além do desconforto térmico, as altas temperaturas podem causar problemas de saúde e impactos na infraestrutura urbana. Especialistas alertam para riscos como desidratação, sobrecarga no sistema elétrico e aumento na demanda por serviços de saúde.

Recomendações

Mantenha-se hidratado, evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, use protetor solar e roupas leves e fique atento às atualizações meteorológicas.

A onda de calor segue sendo monitorada, e novas previsões podem ajustar a intensidade e a duração do fenômeno nos próximos dias.

Deixe seu comentário