Novo alerta é emitido pela Defesa Civil para fortes chuvas no ABC
A Defesa Civil de São Paulo, emitiu um alerta com novas possibilidades de tempestade de chuva neste final de semana.
GERAL – Após as chuvas que atingiram São Paulo nos últimos dias, há previsão de um novo temporal nesta sexta-feira (25). Segundo a Defesa Civil do estado, os ventos podem ultrapassar os 70 km/h na Região Metropolitana e na Baixada Santista. O órgão também alertou sobre o risco de granizo, alagamentos e desabamentos em algumas áreas.
Meteorologistas explicam que um ciclone extratropical, atualmente no Sul do País, está gerando condições para rajadas de vento intensas na região Sudeste. De acordo com a Climatempo, o ciclone se formou na quinta-feira no Rio Grande do Sul e no Uruguai. Deve se deslocar sobre o alto-mar na madrugada desta sexta, afastando-se do Brasil.
Embora o fenômeno não avance para outros estados, locais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem sentir seus efeitos. Mas, podem registrar rajadas de vento fortes nesta sexta.
Porém, em resposta à situação, a Defesa Civil de São Paulo criou um gabinete de crise na quinta-feira. Que funcionará com a participação de representantes das forças de segurança e das concessionárias de serviços públicos.
O fim de semana no Grande ABC deve trazer chuvas intensas e céu nublado. A previsão indica que a temperatura máxima no sábado será de 26°C, com mínima de 17°C. No domingo, há expectativa de uma queda acentuada, com máxima de 17°C e mínima de 15°C, segundo a Climatempo.
Ademais, o alerta meteorológico da Defesa Civil do Estado, orienta a população a seguir medidas de segurança. Como evitar permanecer próximo a objetos altos, como árvores e postes; não tentar atravessar áreas alagadas e ficar dentro do carro se um fio energizado cair sobre o veículo, acionando um serviço de emergência se necessário.
ENEL E A FALTA DE ENERGIA
Contudo, devido à previsão de chuvas e ventos, a Enel anunciou que está “preparada” para implementar seu Plano Emergencial de Atendimento. A empresa mobilizou cerca de 2.500 profissionais de campo, que estão de prontidão desde a tarde de quarta-feira (24) para lidar com possíveis ocorrências relacionadas ao fornecimento de energia nos 24 municípios onde atua.
“A estrutura de atendimento foi reforçada, incluindo o call center, que está preparado para dobrar sua capacidade. Para situações críticas, a Enel disponibilizou 500 geradores para serviços essenciais, como hospitais, além de duas subestações e dois transformadores móveis que podem ser instalados em locais estratégicos de bairros afetados”, informou a concessionária.
Desde a manhã desta última quinta-feira (24/10), ainda havia 13.129 imóveis sem energia no Grande ABC, após o temporal que atingiu a região na noite anterior. Segundo dados da Enel, na Grande São Paulo, 74.110 consumidores enfrentaram problemas, com a Capital sendo a mais impactada, registrando 49.446 clientes sem luz, seguida por Santo André, onde 5.047 moradores ficaram às escuras.