Número de mortos no litoral norte de SP sobe para 48
Até o momento, 26 vítimas foram resgatadas com vida na região
SÃO SEBASTIÃO – O número de mortos após as fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo subiu para 48 nesta quarta-feira (22), segundo a Defesa Civil. São 47 vítimas em São Sebastião e uma em Ubatuba. As equipes de resgate seguem as buscas por cerca de 40 pessoas que estão desaparecidas.
De acordo com balanço atualizado pelo governo paulista, 26 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento: 10 homens, nove mulheres e sete crianças.
Até o momento, 26 vítimas foram resgatadas com vida na região. São Sebastião registrou mais de 600 mm de chuva em 24 horas no último final de semana. A previsão da Defesa Civil é que chova 200 mm nas próximas 72 horas na região.
Alagamentos e deslizamentos de morros deixaram estradas e rodovias destruídas ou bloqueadas e moradores e turistas – que foram passar o feriado prolongado de carnaval na praia – ilhados.
A Prefeitura de São Sebastião emitiu nota informando que 1.730 pessoas estão desalojadas e 1.686 estão abrigadas em escolas, creches, igrejas e no Instituto Verdescola.
O corpo de Eduardo Leonel Chrestan, de 11 anos, morador do Jardim Estela, em Santo André, foi encontrado na tarde desta segunda-feira (20), em São Sebastião. A informação foi confirmada pelas redes sociais.
Ajuda da Marinha
A Marinha enviou um Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico para São Sebastião e chegará nesta quinta-feira (23). Segundo a Marinha, o Capitania da Estrada chegará com seis helicópteros, três Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal (EDVP) para transporte de pessoas e outros equipamentos.
Contará ainda com um hospital de campanha com 200 leitos, UTI, e médicos de várias especialidades, como ortopedista, cirurgião geral, anestesista, cirurgião dentista, farmacêutico, além de clínico geral e profissionais de enfermagem e saúde bucal.
O navio levará também um grupamento de 180 fuzileiros navais com maquinário, como minicarregadeiras, ambulâncias e pás carregadeiras para ajudar na desobstrução de vias e outros locais necessários.