O jornalista Cid Moreira faleceu na manhã desta quinta-feira

Um dos iconicos jornalistas, Cid Moreira estava desde 2022 com dificuldade de funcionamento dos rins, e não resistiu.

PETRÓPOLIS – Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Patrícia Poeta divulgou a notícia no programa “Encontro”. O apresentador e jornalista enfrentava problemas renais desde 2022 e, por isso, realizava sessões de diálise. Inicialmente, ele fez essas sessões no hospital e, depois, as realizou em casa com o apoio de sua esposa, Fátima Sampaio.

Com uma voz inconfundível, Cid fez história na televisão brasileira ao apresentar o “Jornal Nacional” por 27 anos, começando sua trajetória em 1969 ao lado de Hilton Gomes. A parceria mais icônica, no entanto, foi com Sérgio Chapelin, com quem trabalhou por mais de uma década.

Recordando sua estreia no “JN”, Cid contou ao site Memória Globo que não compreendia a grandeza do momento: “Eu chegava apenas para apresentar o jornal. No dia seguinte, ao ver a capa do O Globo com ‘Jornal Nacional’, comecei a entender a dimensão”.

Em 1996, o “Jornal Nacional” passou por uma reformulação, e Cid foi sucedido por William Bonner e Lilian Witte Fibe. Ademais, ele também fez parte da equipe do “Fantástico”, sendo lembrado por sua narração no quadro do Mister M, o mágico que revelava truques.

Carinhosamente chamado de Cidão por amigos e familiares, esse apelido também passou a ser usado por ele nas redes sociais. Nascido em 27 de setembro de 1927 em Taubaté, São Paulo, Cid se formou em contabilidade, mas sua carreira na comunicação começou por acaso, quando um amigo o convenceu a fazer um teste de locução após descobrir seu talento em uma festa.

A VOZ DE DEUS

Na década de 1990, Cid se dedicou à locução de passagens bíblicas, uma missão que ele considerava a mais importante de sua vida. Em 2011, gravou a Bíblia completa em áudio book, vendendo mais de 60 milhões de cópias em CD.

Em entrevista ao portal UOL em 2017, Cid afirmou não sentir saudade do telejornal que o lançou: “Vivo uma fase mais gloriosa, levando a palavra de Deus sempre que posso. É uma missão que vou cumprir até o último dia da minha vida.”

DISPUTA FAMILIAR

Cid também enfrentou uma disputa familiar que se intensificou no último ano, levando a conflitos judiciais. Roger Moreira, seu filho adotivo, alegou em uma entrevista à Record TV que o deserdaram, enquanto Rodrigo Moreira, seu filho biológico, afirmou que o pai o abandonou. Os irmãos chegaram a protocolar uma ação para interdição do pai e denunciar maus-tratos por parte de Fátima.

Cid e Fátima responderam publicamente, gravando um vídeo em que negaram as acusações e afirmaram: “Acima de tudo, estamos ligados pelo amor.”

Leia mais:
Deixe seu comentário