Obras da Sabesp vão afetar abastecimento de água na região do ABC
As intervenções visam aumentar a produção de água e tornar o sistema mais eficiente, mas exigirão um corte temporário no abastecimento.
GRANDE ABC — A Sabesp iniciará, nesta quarta-feira (19), duas importantes obras para melhorar o abastecimento de água na região do Grande ABC, beneficiando principalmente os municípios de São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André.
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
As intervenções visam aumentar a produção de água e tornar o sistema mais eficiente, mas exigirão um corte temporário no abastecimento.
Uma das ações consiste na instalação de novos filtros e flotadores na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande, aumentando a capacidade de produção de 5.000 para 5.400 litros por segundo — o que equivale ao consumo médio de 85 mil pessoas. Para que essa interligação seja feita, será necessário interromper totalmente a operação da ETA Rio Grande. Segundo a Sabesp, a produção ampliada estará disponível em até 15 dias.
Diante dessa paralisação, a companhia alerta para o uso consciente de água entre a noite de quarta-feira (19) e quinta-feira (20), pois o fornecimento poderá ser temporariamente afetado. A normalização do abastecimento ocorrerá gradativamente ao longo do dia.
Além disso, a interligação da captação de água do Rio Claro ao reservatório Paraíso, em Santo André, permitirá um aumento na vazão fornecida pelo Rio Claro, que passará de 100 para 300 litros por segundo.