Oito deputados estaduais do Grande ABC tomam posse do seus mandatos

Entre parlamentares, estão cinco homens e três mulheres, enquanto no espectro político quatro são de partidos da esquerda

Com as posses dos deputados estaduais, a população do ABC pode cobrar melhorias por meio da atuação no Legislativo estadual, junto ao governador. ( Foto | Reprodução)

GRANDE ABC – Tomaram posse de seus mandatos os 94 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022, entre eles, oito representantes que têm domicílio eleitoral no Grade ABC. A cerimônia ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa.

Entre parlamentares, estão cinco homens e três mulheres, enquanto no espectro político quatro são de partidos da esquerda, como PT e PSOL, e a outra metade é de centro ou direita, pelo PSDB, PL, Solidariedade e Cidadania. Seja qual for a bandeira partidária, todos estabelecem metas de políticas públicas e melhorias aos sete municípios.

De acordo do o RD, com os novos mandatos, o ABC ampliou a representatividade, visto que na legislatura anterior (2019-2023) tinha seis deputados estaduais. Entre os reeleitos, estão Carla Morando (PSDB), Luiz Fernando Teixeira, Teonílio Barba (ambos do PT) e Thiago Auricchio (PL), enquanto Atila Jacomussi (Solidariedade) retorna ao Parlamento após hiato de sete anos – renunciou para ser prefeito de Mauá até 2020. Já os estreantes são Ana Carolina Serra (Cidadania), Rômulo Fernandes (PT) e Ediane Maria (PSOL).

Entre os sete municípios, Santo André passou de zero para duas cadeiras, ocupadas por Ana Carolina e Ediane. Situação similar ocorreu em Mauá, que voltou a ter representatividade com retorno de Atila e ingresso de Rômulo à Assembleia Legislativa.

São Bernardo, por sua vez, perdeu uma cadeira devido ao insucesso na reeleição do Coronel Nishikawa (PL), porém, manteve Carla Morando, Luiz Fernando e Barba, enquanto São Caetano continua encabeçada por Thiago Auricchio. Já Diadema deixou de ter espaço no Legislativo paulista com a derrota de Márcio da Farmácia (Podemos).

Mulheres ganham espaço na bancada e formam o Top 3 dos candidatos da região

Também chama a atenção na bancada regional o crescimento da representação feminina, que na legislatura passada tinha apenas uma parlamentar. Entre os nomes do ABC, as três candidaturas mais votadas foram encabeçadas por mulheres. A mais lembrada frente às urnas foi Ana Carolina, que em sua primeira tentativa eleitoral teve a adesão de 198.698 eleitores. Logo depois, aparecem a deputada estadual reeleita Carla Morando (PSDB) com 177.773 sufrágios, seguida de perto pela também debutante e ex-doméstica Ediane Maria, 175.617 votos.

Logo depois, o mais votado em 2 outubro de 2022 foi Luiz Fernando Teixeira (PT), com 141.017 votos, seguido por Thiago Auricchio (PL, 123.483 eleitores), Teonílio Barba (PT, 108.071), Rômulo Fernandes (PT, 75.033) e Atila Jacomussi (Solidariedade, 58.707).

Deixe seu comentário