Palhaço Tiririca perde 85% dos votos em quatro anos
A queda vem desde 2010, quando ele foi o candidato a deputado federal mais votado do país, com 1,3 milhão de votos.
SÃO PAULO – O campeão de votos nas eleições anteriores Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como “Tiririca”, 57 anos, teve o pior desempenho nas eleições para Deputado Federal de 2022.
Tiririca se elegeu deputado no domingo (2), mas com um número de votos bem mais baixo que o registrado em eleições anteriores. A queda vem desde 2010, quando ele foi o candidato a deputado federal mais votado do país, com 1,3 milhão de votos. O patamar em 2018 já era menor, com 450 mil eleitores, e despencou 85% em 2022.
Analistas políticos afirmam que a baixa votação do humorista tem relação com a atuação do deputado na Câmara dos Deputados, inclusive ele chegou a falar da desistência após a legenda dele, o Partido Liberal, entregar o número que era dele nas urnas para o também deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República.
Em entrevista ao g1na época, Tiririca disse que se sentiu “traído e desgostoso” com o PL por causa do ato e disse que não foi comunicado oficialmente da decisão pela legenda comandada por Valdemar Costa Neto.
Dias depois, Tiririca anunciou que concorreria à reeleição. Para os analistas ouvidos pela reportagem, isso abala a credibilidade do político.