Parque Chácara Silvestre é reaberto após revitalização em São Bernardo
O local teve um investimento de R$ 3 milhões.
Está aberto ao público novamente o Parque Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. O local estava fechado para revitalização e foi reinaugurado neste domingo (26) .
As obras de revitalização do equipamento histórico, de cerca de 86 mil metros quadrados, tombado como patrimônio cultural e arquitetônico do município, demandaram investimento total da ordem de R$ 3 milhões, custeados em parceria com o grupo Bem Barato.
Além de recuperação das áreas danificadas do casarão, foram realizadas melhorias no parque, como instalação de portal de acesso, troca da comunicação visual, pintura, construção de centro de treinamento canino (para atuação da Polícia Militar), implantação de iluminação em led , totem ‘Eu Amo SBC’, ciclovia, espaço pet e rede wi-fi.
A programação de reabertura do Parque Chácara Silvestre contou com série de atividades, como – apresentações culturais com as bandas Balaio de Baião (forró) e Fizz Jazz, e Mariângela Zan e Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo, além de aulas de yoga e zumba, apresentação de capoeira Guiné-Bissau, atividades recreativas para crianças e jovens, barracas de artesanato e de gastronomia. Entre as atrações, destaque para visitas monitoradas ao casarão. Durante todo o dia, centenas de pessoas aproveitaram a reabertura do parque para ver as atrações do parque.
História do casarão
A Chácara Silvestre foi residência de veraneio de Wallace Simonsen, um dos líderes do movimento de emancipação de São Bernardo, em 1944, e o primeiro prefeito da cidade, entre 1945 e 1947. O casarão foi construído entre 1932 e 1935 e, além de abrigar a família nos períodos de lazer, também recebeu reuniões políticas e festas. A partir de 1984, o espaço foi considerado bem de valor histórico e cultural e de tradição para São Bernardo e, em 1987, o casarão foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo (Compahc-SBC).