Parque Oriental em Ribeirão Pires recebe estátua de Dragão
O dia foi marcado por apresentações culturais, como a Dança dos Leões e dos Dragões. Evento foi realizado neste último sábado (07).
RIBEIRÃO PIRES – Em uma cerimônia marcada por simbolismo e celebração das tradições, a Prefeitura de Ribeirão Pires entregou, na manhã do último sábado (07/12), o monumento do Dragão Kinryo. Instalado no Parque Oriental (Rua Major Cardim, 3100, Estância Noblesse). A escultura, inclusive, com 17 metros de altura e confeccionada em fibra de vidro, foi viabilizada com recursos do Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.
O evento contou inclusive, com a presença de autoridades municipais, representantes da Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Pires – KaiKan – e o público local, que participou de uma programação especial. O dia foi marcado por apresentações culturais, como a Dança dos Leões e dos Dragões. Realizadas pela Academia Taichi, e a performance dos tambores taiko, executada pelo grupo Washi Daiko.
Além disso, o secretário de Turismo, Emerson Gilliarde, destacou a importância cultural e turística do monumento: “O Dragão Kinryo simboliza sabedoria, força, prosperidade e riqueza. Este é um momento especial para Ribeirão Pires, que reforça sua vocação multicultural e sua capacidade de atrair visitantes. Porém, queremos valorizar nossa cidade e aproveitar essa riqueza histórica e artística para fortalecer o turismo.”
Iuquio Iwasaki, membro do KaiKan, comentou sobre o significado do monumento: “Este é um presente para Ribeirão Pires e todos que apreciam a cultura oriental. Mas, ele expressa nossa gratidão pelas contribuições históricas dos descendentes japoneses na formação da cidade e demonstra o compromisso desta gestão em valorizar essas raízes. Além disso, é uma obra com grande potencial para colocar Ribeirão Pires no mapa turístico nacional.”
HISTÓRIA ORIENTAL
Na cultura japonesa, os dragões (龍, ryū) são vistos como seres benevolentes, associados à água, fertilidade e sabedoria. Considerados guardiões divinos, protegem templos e santuários, simbolizando também transformação, renascimento e transcendência espiritual.
Na cultura chinesa, o dragão é um dos símbolos mais poderosos e ocupa uma posição especial no zodíaco chinês. O ano de 2024 será regido pelo dragão, considerado um período de prosperidade e sucesso. De acordo com a astrologia chinesa, pessoas nascidas sob o signo do dragão são enérgicas. Líderes natos e inovadoras, refletindo as qualidades simbólicas do dragão como fonte de poder e criatividade.
Para o professor Marco Aparecido Martin Junior, da Academia Taichi, presente no evento, o dragão também simboliza equilíbrio e harmonia com a natureza: “Na cultura chinesa, o dragão rege o tempo e o clima, garantindo boas colheitas e felicidade ao povo. Este monumento é uma grande homenagem que traz um pedaço dessa tradição para Ribeirão Pires e promove um diálogo cultural enriquecedor.”
O Parque Oriental, já reconhecido por sua beleza natural e atrações multiculturais, se destaca ainda mais com a inauguração do Dragão Kinryo. O espaço, que é um local de lazer e contemplação, reflete a diversidade cultural da cidade, que recebeu significativas influências de imigrantes japoneses ao longo de sua história.
Para o prefeito interino, Rubão Fernandes, o monumento reforça o compromisso da gestão municipal em promover a cultura e o turismo: “O Dragão é mais do que uma obra monumental. Ele é um símbolo da nossa dedicação em valorizar nossas raízes culturais e fortalecer o desenvolvimento turístico de Ribeirão Pires.”