Pátio do Metrô em Santo André deve abrigar 22 trens

Proposto para ser inserido bem próximo a estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.

A linha 20 terá cerca de 33 quilômetros de extensão, e outro pátio em Santa Marina. (Foto | Reprodução)

SANTO ANDRÉ – Um estacionamento para 22 trens, uma grande curva e blocos de manutenção. Este será o pátio Santo André da Linha 20-Rosa, proposto para ser inserido bem próximo a estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.

De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental – Rima da Linha 20, o local é limitado pela avenida Antônio Cardoso, situa-se entre as vias da Linha 10-Turquesa da CPTM e a avenida dos Estados, ocupando uma área de aproximadamente 155.000 m². Trata-se de lote com anterior uso industrial (Rhodia/Linde).

Durante uma apresentação na 29° Semana de Tecnologia Metroferroviária, da AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, foi revelado ainda outros locais de estacionamentos da Linha 20:

  • Estacionamento Rudge Ramos/Afonsina: 2 trens;
  • Estacionamento Rubem Berta/Indianópolis: 2 trens;
  • Estacionamento Fradique Coutinho: 3 trens;
  • Terminal Santa Marina: 2 trens
  • Pátio Santa Marina: 24 trens.

A linha 20 terá cerca de 33 quilômetros de extensão, e outro pátio em Santa Marina. O estudo aponta que “dada a extensão total da linha, recomenda-se, como recurso estratégico operacional, a implantação de estacionamento de trens na extremidade sudeste da linha, quando ela for estendida até Santo André.”

Em outras palavras, é mais um dado que mostra que a linha será faseada, e suas obras devem começar no trecho Santa Marina e Abraão de Morais.

Leia mais:
Deixe seu comentário