Patrulha Maria da Penha de Diadema se reúne com  representante do MP e Delegacia da Mulher

Criado em 2021, a Patrulha Maria da Penha já prestou atendimento a quase 400 medidas protetivas, conforme informação da GCM.

Encontro. Foto: Igor Andrade
Encontro. Foto: Igor Andrade

DIADEMA – A coordenação da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Diadema  (GCM), se reuniu com representantes do Ministério Público e da Delegacia de Defesa da Mulher.  O evento aconteceu na última quarta-feira (23), na sede local do Ministério Público.

Criado em 2021, a Patrulha Maria da Penha já prestou atendimento a quase 400 medidas protetivas. Atualmente, são 81 mulheres assistidas pelo Programa. A patrulha pretende avançar muito mais em 2023, inclusive implantado novas ações.

 A coordenadora da Patrulha Maria da Penha e Inspetora GCM, Ana Rosa, disse que a  reunião foi bastante positiva. “Nosso objetivo é aperfeiçoar constantemente o entrosamento da Patrulha com os demais órgãos envolvidos nesse trabalho e consequentemente, cada vez mais, prestar um atendimento técnico e humanizado às vítimas”, disse ela.

A Patrulha Maria da Penha atua em parceria com demais órgãos protetivos, além de fazer parte da implantação da política de segurança pública cidadã. A medida envolve toda a Prefeitura e sinaliza a priorização do enfrentamento à violência contra mulheres.

Além de patrulheiras, o encontro reuniu as promotoras Juliana, Andreia, Patrícia e o promotor Eduardo. A delegada Renata Cruppi, titular da Delegacia de Defesa da Mulher. Já a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, enviou a Corregedoria da GCM – Guarda Civil Municipal (Dra. Vivian), a Inspetora GCM Ana Rosa e a GCM (1ª Classe) Luta que participam da coordenação da Patrulha Maria da Penha de Diadema.

Segurança cidadã

De acordo com o Decreto Municipal nº 7.866/2021 que instituiu a Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema, a missão do grupo é garantir a proteção policial das mulheres com medidas protetivas dentro do município. “Viver sem violência é um direito das mulheres” é o lema da Patrulha.

Criado para fazer diferença positiva na vida das mulheres, o serviço é formado por 15 GCMs, sendo dez mulheres e cinco homens. O grupo atua sempre em parceria com os demais órgãos protetivos da cidade como o Ministério Público, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a Casa Beth Lobo, que também é ligada à Prefeitura.

A proteção das mulheres é uma das prioridades da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, por isso a GCM vai contratar mais 100 guardas civis, sendo 50 homens e 50 mulheres. Com o efetivo aumentado, a pasta promete reforçar o número de integrantes da Patrulha Maria da Penha.

Serviço de atendimento à mulher

 Patrulha Maria da Penha – GCM – ligue 153 ou 4043-6330 ou 0800-770-5559.

Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema – Rua Santa Rita de Cássia, 42 – tel. 4044-9224 e 4043-2856 (9h às 18h).

 ·Casa Beth Lobo – Rua das Turmalinas, 35 – tel. 4043-0737 (8h30 às 15h30)

Deixe seu comentário