Policiais de Santo André são presos em operação contra corrupção

A operação conta com apoio do GAECO/SP e da Corregedoria da Polícia Civil. Essa fase dá continuidade às operações realizadas em março e dezembro de 2024.

Foto: Divulgação

SANTO ANDRÉ — A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SP) realizou nesta sexta-feira (25) a terceira etapa da Operação Latus Actio, com foco em crimes de corrupção e associação criminosa. O alvo principal são agentes da Polícia Civil lotados no 6º Distrito Policial de Santo André, suspeitos de envolvimento em um esquema de extorsão contra investigados.

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Santo André, Mauá e São Paulo, com autorização da 1ª Vara Criminal de Santo André. Os investigadores também tiveram o sigilo bancário quebrado.

Conforme apurações, os policiais utilizavam procedimentos chamados de Verificação de Procedência de Informações (VPI) para supostamente apurar sorteios ilegais promovidos por influenciadores digitais. Contudo, o objetivo seria forçar o pagamento de propinas para encerrar as investigações.

Essa fase dá continuidade às operações realizadas em março e dezembro de 2024, quando a organização criminosa já havia sido parcialmente desmantelada. Um dos agentes foi preso anteriormente, e outro afastado de suas funções.

A operação conta com apoio do GAECO/SP e da Corregedoria da Polícia Civil. A FICCO é composta por integrantes da Polícia Federal, da SSP/SP, da SAP/SP e da SENAPPEN.

Leia mais:
Deixe seu comentário