Prefeito de São Bernardo sanciona Lei que altera nome da GCM para Polícia Municipal

O chefe do Executivo assinou o documento que oficializa a nova nomenclatura da corporação, que conta com 1.005 agentes municipais.

Efetivo da Polícia Municipal. Foto: Brenner Oliveira/PMSBC

SÃO BERNARDO — O prefeito de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, Marcelo Lima, sancionou a Lei que altera o nome da GCM (Guarda Civil Municipal) para Polícia Municipal de São Bernardo do Campo.

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O ato ocorreu em evento realizado na última sexta-feira (28), na Esplanada do Paço, o chefe do Executivo assinou o documento que oficializa a nova nomenclatura da corporação, que tem o segundo maior efetivo do Estado, com 1.005 agentes municipais.

São Bernardo está entre as primeiras cidades de São Paulo a formalizar a alteração. “A mudança vai muito além do nome. O principal objetivo é garantir mais segurança jurídica para as operações policiais e, consequentemente, gerando mais segurança para a população da nossa cidade. Estamos valorizando nossos profissionais com mais treinamentos e melhores condições de trabalho, assegurando que tenham cada vez mais preparo e respaldo para atuar de forma eficiente”, declarou o prefeito.

Na última quarta-feira (26), a Câmara aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que segue a linha de decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na última sexta-feira, concluiu a votação e deliberou que a GCM pode fazer o policiamento urbano em prol da segurança pública, desde que respeitadas as atribuições das polícias Civil e Militar, declarando pela legalidade da medida.

Participaram também do evento secretários municipais, vereadores e outras autoridades locais. Para o secretário municipal de Segurança, Major Topalian, a mudança representa um avanço fundamental para São Bernardo, trazendo mais estrutura, segurança e reconhecimento para aqueles que dedicam suas vidas a proteger a cidade.

“Essa mudança vai garantir a execução do nosso trabalho. Vamos somar forças com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, com a Polícia Científica e Penal para proteger o cidadão que mora em São Bernardo. Vamos garantir que o morador daqui se sinta realmente seguro”, frisou.

Uma das primeiras ações efetivas de segurança da atual gestão municipal, com apoio da GCM, foi a Operação Direto ao Ponto, que, desde janeiro deste ano, realiza trabalho intensivo no combate à criminalidade e na manutenção da segurança pública. Durante essas primeiras semanas da ação foram executadas diversas atividades preventivas. A operação teve como destino as principais paradas de ônibus no município, algumas delas localizadas na Avenida do Taboão, 31 de Março, João Firmino, Humberto de Alencar Castelo Branco, Água Funda, Senador Vergueiro, Rio Acima e Tiradentes, entre outras.

A integração da GCM com outras forças policiais já ocorre de forma estratégica, com ações como a Força Total, a Operação Hércules e a Unitatem, que intensifica o patrulhamento e combate à criminalidade, além de operações de fiscalização e controle urbano.

Leia mais:
Deixe seu comentário