Prefeitos do Grande ABC darão prioridade ao Cross Regional
Lima defendeu uma Central de Regulação, pauta de extrema importância para a região, porque proporcionará oferta de vagas na Saúde.
SANTO ANDRÉ — Eleito presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, na manhã de terça-feira (28), por unanimidade, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), afirmou que a prioridade é a criação do Cross -Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde Regional.
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Já como presidente da entidade, responsável por seis cidades, Lima fez questão de dizer que uma das pautas prioritárias do Consórcio do Grande ABC é o Cross.
O processo de regionalização depende da criação de um DRS (Departamento Regional de Saúde), uma vez que as sete cidades estão inseridas na subdivisão da Grande São Paulo com outros 32 municípios, dentre os quais a Capital. Ou seja, para a criação de uma Cross local, o Grande ABC deverá ser oficializado como região administrativa.
O vice-presidente do consórcio, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), disse que o primeiro grande projeto do Consórcio é a implementação da Cross. “Creio que essa demanda está muito forte”, pontuou. Já o prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), reafirmou que a Central é a prioridade neste momento.
“É muito importante (essa pauta), até porque os municípios conseguem resolver entre si as demandas regionais. Defendo que se leve ao governo do Estado, para que se crie tanto a Cross Regional como uma Diretoria Regional de Saúde do Grande ABC. A baixada santista já tem e nossa região não pode deixar de ter uma diretoria para cuidar da saúde e discutir com a região metropolitana como um todo. Temos tamanho e estrutura para uma Diretoria Regional”, disse.
Lima também defendeu uma Central de Regulação do Grande ABC, deixando claro ser uma pauta de extrema importância para a região, porque proporcionará aumento na oferta de vagas na Saúde, como, por exemplo, no Hospital Mário Covas, em Santo André, e no do Serraria, em Diadema, além de equipamentos no entorno, principalmente na Capital.
O presidente destacou ainda que o clima é muito positivo para a região, tendo em vista que todos os prefeitos estão unidos e mobilizados em busca de recursos dos governos federal e estadual. “Vamos fazer com que o Consórcio volte a ter o brilho que no passado já teve”, pontuou.
A Cross é um serviço do Estado que realiza a intermediação das solicitações médicas para instituições de maior complexidade, a fim de atender pacientes em situações de urgência e emergência.