Prefeitos do Grande ABC se reúnem com secretário de Segurança para tratar da adesão ao Muralha Paulista
Uma das principais demandas apresentadas pelo Consórcio ABC ao secretário, foi a implantação do Muralha Paulista nos municípios da região.

SÃO PAULO — Prefeitos de 5 das 7 cidades do Grande ABC se reuniram com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, para tratar da adesão das cidades ao programa Muralha Paulista, ao enfrentamento do déficit de efetivo policial e também à integração de sistema de monitoramento da região.
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A reunião dos integrantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC ocorreu na segunda-feira (31), com a presença dos prefeitos Marcelo Lima, presidente do Consórcio ABC, Gilvan Júnior, prefeito de Santo André, Taka Yamauchi, Diadema, Akira Auriani, Rio Grande da Serra, e Tite Campanella, São Caetano do Sul.
Uma das principais demandas apresentadas pelo Consórcio ABC foi a implantação do Muralha Paulista nos municípios da região e de qual forma os prefeitos podem auxiliar na execução do programa. Marcelo Lima afirmou que a reunião é muito importante para o fortalecimento da segurança em toda a região do ABC.
Ele frisou que o trabalho em conjunto é importante para que as equipes técnicas dos municípios e do Estado avaliem a compatibilidade de tecnologia para a Muralha Paulista ser uma realidade nessas cidades quanto antes.
“ Em breve teremos tecnologia de ponta para combater a criminalidade em todas as cidades do ABC paulista”, declarou o presidente do Consórcio ABC, Marcelo Lima.
Ainda no encontro, os prefeitos pediram reforço no efetivo policial nas cidades. Derrite detalhou os esforços da pasta diante do déficit de agentes herdados pela atual gestão, afimando que nos últimos dois anos, foram nomeados mais de 9 mil policiais para reforçar as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Outra iniciativa da pasta estadual, apresentada aos mandatários municipais, é o decreto de reaproveitamento de veteranos e militares temporários, que será apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo para suprir a carência de efetivo.
Derrite informou que houve a contratação de 2,3 mil policiais militares da reserva, o que permitirá que os policiais da ativa, que atualmente exercem essa função burocrática nas unidades da PM, possam reforçar o policiamento nas ruas, aumentando o efetivo em todo o estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado em novembro de 2024.
“Segurança é um clamor da sociedade e só seremos efetivos nesse tema com união e a integração entre os municípios. Tenham certeza de que farei o máximo para auxiliar o consórcio em todas as demandas apresentadas. Tenho um grande respeito pela entidade”, corroborou o secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite.
Programa Muralha Paulista
O Muralha Paulista, da Secretaria da Segurança Pública do Estado, tem como objetivo reduzir a mobilidade criminal e aumentar a prisão de criminosos, aliando o uso de tecnologias com ações de policiamento, fornecendo suporte estratégico às operações voltadas ao combate aos crimes contra a vida e o patrimônio.